Por Redação | 24 dezembro, 2020 - 14:25
O fim de ano é marcado por festa e comemoração, mas também por muita preocupação por parte de quem tem cachorro e gato. O tradicional show de fogos de artifício é um verdadeiro martírio para os pets e pode funcionar como gatilho para crises de estresse e ansiedade. No desespero, muitos fogem, têm ataques de pânico, convulsionam e até morrem, especialmente aqueles que sofrem de problemas cardíacos ou de insuficiência respiratória. O barulho é tão forte que pode causar danos irreversíveis a eles, segundo alerta o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Separamos algumas dicas da Veterinária Mariana Librelotto para os tutores, que podem ajudar a minimizar os efeitos desagradáveis dos fogos e trazer mais segurança. Confira a seguir:
1. Deixe seu pet em um lugar fechado, para que ele se sinta seguro. Feche portas e janelas, além de cobrir com cortina, para abafar o ruído dos fogos e amenizar o impacto das luzes.
2. Ligue o rádio ou televisão para disfarçar o barulho da explosão.
3. Mostre confiança ao seu animal durante a explosão dos fogos. Não brigue com ele, faça carinho e o distraia com petiscos e brinquedos.
4. Não deixe o cachorro preso em coleira ou corrente, pois ao tentar fugir, ele pode se machucar ou até mesmo se enforcar.
5. Em cão, existe uma técnica chamada “Tellington Touch”, na qual consiste em passar uma atadura em alguns pontos do corpo dele, para que ele se sinta mais seguro. Pode utilizar um pano, uma bandagem ou uma faixa.
E aí gostaram das dicas??
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções