Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Foto rara mostra borboleta bebendo as lágrimas de jacaré no Pantanal de MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Foto rara mostra borboleta bebendo as lágrimas de jacaré no Pantanal de MS

Esse hábito das borboletas, de aglomerar em volta de répteis, é conhecido como lacrifagia

Por Viviane Freitas | 3 março, 2022 - 15:52


Algumas pessoas estranham quando veem um bando de borboletas aglomeradas em volta de jacarés. O que será que elas estão fazendo: um protesto, se preparando para atacar ou apenas relaxando? Calma, a resposta é simples e o comportamento diferente por parte das borboletas faz todo o sentido: elas estão se alimentando.

Para começar, esse hábito das borboletas, de aglomerar em volta de répteis, é conhecido como lacrifagia, ou seja, o ato de se alimentar de lágrimas e fluídos. Mas isso não é algo exclusivo das borboletas, algumas espécies de insetos, na sua maioria lepidópteros, também adoram ingerir lágrimas de tartarugas e jacarés.

Achou curioso? A imagem registrada pelo fotógrafo Guilherme Giovanni, é uma foto extremamente rara e única, a borboleta está realmente bebendo as lágrimas de um jacaré, em uma área alagada, próximo a Estrada Parque, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

O fotógrafo conta que as fotos foram feitas por volta das 17h, na última semana de fevereiro. “Ela ficava passeando por eles, ora no nariz, nos olhos, na cabeça”.

Nascido em Corumbá, o fotógrafo se especializou em registros da fauna local. “É uma experiência e uma curiosidade, porque eu não tenho formação em biologia, mas a gente passa a entender alguns comportamentos”, diz.

De acordo com o biólogo José Milton Longo, a lacrifagia é mais comum entre lepidópteras (borboletas) e jacarés e tartarugas. Os insetos buscam nutrientes nos fluidos oculares de outras espécies. “[Estes animais] têm suas lágrimas e secreções oculares ricas em sais minerais, principalmente sódio e proteínas. Daí as aglomerações desses insetos atrás desses nutrientes”, explica.

O biólogo acrescenta que as lágrimas de certos animais são compostas por sal. “Uma curiosidade fisiológica interessante, é que as tartarugas, por exemplo, eliminam o sal por meio das lágrimas. […] E é bem poético, a delicadeza da borboleta.”

O olhar encantador pela natureza também é presente em Guilherme. Ao comentar que os jacarés não se importavam com a presença da borboleta, ele opina e brinca: “Até os animais respeitam as diferenças. Eles adoram. […] Olha a cara de feliz, está até sorrindo”.

 

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Motorista em fuga bate em guard rail, joga arma pela janela e é preso no Otávio Pécora

25 novembro, 2024

Economia

Desemprego em Mato Grosso do Sul cai para 3,4% e registra a 4ª menor taxa do país

25 novembro, 2024

Educação

Adriane Lopes retoma obras de escolas paradas na Capital e avança na ampliação da educação infantil

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções