Por Redação | 27 abril, 2021 - 12:52
Funcionários da Caixa Econômica Federal fazem hoje uma paralisação de 24 horas em protesto contra ações do governo na gestão do banco estatal, informou o Sindicato dos Bancários. Com isso, as 17 agências de Campo Grande amanheceram fechadas,
O estado de greve foi deliberado em assembleia na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, mas deve ter adesão nacional, de acordo com a entidade.
Uma liminar concedida ao banco garante que 60% dos trabalhadores continuem suas atividades e outros 40% permaneçam com os braços cruzados.
Entretanto, a presidente do Sindicato dos Bancários, Neide Rodrigues, explica que a liminar não garante atendimento ao público, já que parte desse efetivo está trabalhando em home office. Atendimento por caixa eletrônico continua normalmente. Na agência da Rua 13 de Maio, no Centro da Capital, cartazes estão pregados nos vidros e membros do sindicato explicam à populações as razões da paralisação.
“A indicação é que as pessoas não procurem atendimento hoje porque não ha garantia de que haverá funcionários para o público”, avisa Neide.
Everton José Espíndola, também representante do sindicato, diz que amanhã o atendimento voltará à normalidade. “Precisamos trazer a população as informações porque quem sai prejudicado não é só funcionário, mas também todo o público”.
Entre os motivos da greve por um dia, o sindicato alega que o governo federal pretende abrir o capital da Caixa Seguridade, considerado um primeiro passo para a privatização do banco.
Também é contra a devolução de R$ 35 bilhões de IHCDs (Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida), contratos feitos junto ao Tesouro Nacional que capitalizam o banco e permitem ampliar a oferta de crédito, diminuição da taxa de juros e aumento da capacidade em investir em habitação, saneamento e infraestrutura.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções