Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Há seis anos, "Dicas da Ju" arrecada doações e ajuda famílias carentes em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Há seis anos, “Dicas da Ju” arrecada doações e ajuda famílias carentes em Campo Grande

Com quase 50 mil seguidores, Juliana Gaioso já ajudou milhares de pessoas com página de dicas

Por Viviane Freitas | 5 agosto, 2021 - 16:39

Há seis anos, mais uma página era criada no facebook para compartilhar dicas e informações como horário de ônibus itinerante, vagas de empregos, entre outros. Mas, o que a fundadora Juliana Gaioso Pontes não sabia, era que mais tarde a sua  página “Dicas da Ju” estaria com quase  50 mil seguidores e serviria como ponte de solidariedade entre muitas famílias em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande.

De agasalhos a brinquedos ou até mesmo enxovais de bebês,  milhares de pessoas já foram beneficiadas com as diversas campanhas realizadas ao longo dos anos, a primeira, com  500 brinquedos para crianças do  (Centro de Educação Infantil) Varandas do Campo, no bairro Paulo Coelho Machado, na Capital.

Eu tinha muito acesso a grupos que compartilhavam essas informações e então decidi compilar tudo e disponibilizar na página para que todos tivessem acesso, mas nem imaginava que se transformaria em algo tão grande e que ajudaria tantas pessoas”, comenta a Juliana. 

A primeira doação foi um desapego de um berço do seu próprio filho, publicada na página. “Como já tinha bastante gente na página eu pensei em publicar para ver se alguém se interessaria pelo berço que estava em ótimo estado de conservação e para minha surpresa, deu um boom e muitas pessoas me mandaram mensagem querendo e então consegui doar muito rápido“, comenta.

Foi neste momento que Juliana percebeu a força que a sua página tinha e então começou a compartilhar doações de amigas próximas. “No início minhas amigas queriam doar vários itens dos seus filhos ou da sua casa que já não usavam,  mas não entregavam. Então o processa era eu ir buscar, juntar todas as doações na minha casa, postar na página e então combinar a entrega com a pessoa que se interessasse”, explica.

Mas as doações foram aumentando e muitas pessoas de todo o canto da cidade  foram se mobilizando em amor e solidariedade ao próximo, doando diversas coisas, como cama, armário, roupas, brinquedos, e foi então que surgiu a primeira campanha de natal.

Em 2016, recebi muitas doações de brinquedos e então decidi fazer uma campanha  na Creche –  Varandas do Campo e publiquei na página. Muita gente doou,  recebi diversos brinquedos, muitos com peças quebradas e com uma ajuda da mãe de uma minha amiga, conseguimos arrumar cerca de 500 brinquedos e distribuir para as crianças. Foi um sentimento imensurável, depois que fiz o primeiro Natal e vi rosto de felicidade daquelas crianças decidi ali mesmo que nunca mais iria parar“, comenta.

Hoje, Juliana recebe ligação e doação todos os dias e até criou uma linha de trabalho com 15 pessoas responsáveis por coletarem as doações distribuídas em cinco bairros diferentes da cidade. “Elas juntam as doações, me trazem ou assim que recebem a doação já entregam para as pessoas próximas a seus bairros”, diz. Além disso, Juliana explica que quando as doações chegam a ela, é publicada na lista de espera da página, para que todos recebam na ordem de prioridade. “É a maneira mais rápida e justa que encontrei para as doações, pois sabemos que todos que precisam estão em extrema necessidade”, comenta.

Um dos pedidos que ela mais tem recebido nos últimos dias, são doações de roupas de bebês.  “Há muitas mulheres grávidas em extrema necessidade que não tem condição de comprar um sapatinho, muito menos montar um enxoval completo para seu filho. Por isso eu faço um kit com as doações que recebo e entrego à elas, e a reação sempre é emocionante”, diz.

Depois que criou a linha de trabalho, as doações não ficam acumuladas em casa e logo são entregues a famílias que moram nos bairros mais carentes da capital como a região do Anhanduizinho que há anos abriga os bairros e favelas mais vulneráveis da cidade,  Los Angeles e Centro-Oeste. “Nosso objetivo principal é ajudar aqueles que realmente precisam, como mães com recém-nascidos, pessoas que perderam seus lares destruídos por incêndio ou idosos que não tem família”.

Campanha do Agasalho

Com a chegada do frio do inverno,  as temperaturas caíram muito nos últimos dias em Mato Grosso do Sul,  registrando o maior frio do século. Desta forma, a Dicas da Ju, já está se antecipando para a nova frente fria marcada para o dia 17 de agosto e está mobilizando doações de  agasalhos,  cobertores, roupas, calçados e acessórios de inverno na Campanha do Agasalho, que serão entregues gradativamente nos bairros mais carentes.

“Não sou presa em a um tipo de campanha ou doação, faço o que eu vejo que é a necessidade do momento para ajudar as pessoas. Parece tão simples para nós, mas, um simples ato faz uma diferença imensurável na vida de quem precisa”, conclui Juliana.

Para mais informações sobre as campanhas ou para combinar doações, entre em contato com a Dicas da Ju, por meio do telefone (67) 992785522.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções