Por Viviane Freitas | 8 junho, 2022 - 11:30
Rita, Justine, Benjamin, Caio, Duda, Ariel, Wie e Felippe são os personagens principais de uma nova e empolgante web-novela. Até aí, tudo bem, se eles não fossem na verdade, antas! Inspirados pelo sucesso da nova versão da novela Pantanal, da TV Globo, pesquisadores da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ), resolveram dar destaque a uma das mais importantes espécies pantaneiras, a anta-brasileira (Tapirus terrestris), por meio de uma fotonovela via redes sociais: pANTAnal: UMA SAGA ANTOLÓGICA
A INCAB, desde 2008, concentra parte de seus esforços de pesquisa no bioma Pantanal, na região da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul. A equipe monitora a vida das antas-brasileiras por meio de colares de monitoramento via satélite, armadilhas fotográficas e avaliações de saúde e genética. Assim, grandes quantidades de dados são obtidas sobre a movimentação desses animais em seu habitat, seu comportamento, hábitos alimentares e reprodutivos, relações de parentesco entre indivíduos e muito mais.
A trama fala sobre a vida dos animais no Pantanal
O monitoramento dos diferentes indivíduos, em constate interação e enfrentando diferentes desafios em sua luta pela sobrevivência, é um roteiro pronto que os pesquisadores da INCAB-IPÊ resolveram relatar de forma mais dramatizada através de textos e fotos. Assim, a trama se desenrola recheada de encontros e desencontros, amores e desamores, acontecimentos inesperados e grandes reviravoltas vividas por esses incríveis animais em um cenário paradisíaco!
A INCAB, desde 2008, concentra parte de seus esforços de pesquisa no bioma Pantanal, na região da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul
“A nova versão da famosa novela Pantanal na TV Globo tem chamado muito a atenção com imagens lindíssimas e informações extremamente relevantes sobre o bioma e suas problemáticas. Agora, com nossa novela pANTAnal: UMA SAGA ANTOLÓGICA a ideia é aprofundar no universo desses animais e passar para o público informações relevantes bem como curiosidades sobre as interações entre as antas em suas famílias, e porque não dizer, suas questões da vida na natureza, de forma leve e bem-humorada, traduzindo um pouco do que fazemos e descobrimos no campo”, diz Felipe Moreli Fantacini, biólogo da INCAB-IPÊ e principal roteirista da novela.
Os capítulos são todos baseados em fatos, pautados em mais de 25 anos de pesquisas científicas sobre a espécie em quatro biomas brasileiros (Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Amazônia). A INCAB-IPÊ mantém o maior banco de dados sobre a anta no mundo e é referência em pesquisas científicas no Brasil e outros países, além de já ter sido reconhecida por inúmeras premiações nacionais e internacionais.
Os resultados das pesquisas são utilizados nos esforços para a conservação dessa espécie, que por ser uma grande dispersora de sementes, tem papel fundamental para manter o equilíbrio e a biodiversidade dos ecossistemas e por isso é conhecida como “jardineira das florestas”.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções