Por Viviane Freitas | 4 junho, 2022 - 10:13
Os ipês voltaram a colorir as ruas de Campo Grande. O primeiro do ano a florescer é o da cor rosa.
Os Ipês são evidentes no Parque das Nações Indígenas e avenida Afonso Pena, além de estarem localizados em diversos outros bairros espalhados pelas sete regiões da Capital, decorando e alegrando a cidade Morena.
O Ipê, símbolo da flora sul-mato-grossense, é comum nas estações de outono e inverno.
A temporada de floração dos ipês começa em junho e vai até setembro. O ipê rosa floresce em junho; o amarelo em julho/agosto e o branco em agosto/setembro.
Os ipês são árvores de alturas que variam de 5 a 20 metros, carregadas de flores coloridas e desprovidas de folhas.
O Ipê chama a atenção porque as folhas são totalmente substituídas por flores na maioria de suas espécies durante a estação de seca.
As cores mais comuns em Campo Grande são rosa, amarelo e branco. Também existe a cor verde, incomum na Capital. Além desses, existe o falso ipê, que é o lilás, do gênero Jacaranda.
De acordo com o biólogo Pedro Isaac Vanderlei de Souza, os Ipês são predominantes em todo o país, com ocorrência na Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Cerrado e em alguns países da América do Sul.
As características dos Ipês são:
Existem três espécies de Ipê rosa, quatro do amarelo, uma do branco e uma do verde em Campo Grande.
“A mais comum de rosa é Handroanthus impetiginosus. De amarelo a gente tem bastante Handroanthus ochraceus, que é o ipê amarelo do cerrado, e Tabebuia aurea, que é o ipê amarelo do Pantanal ou paratudo, além de Handroanthus chrysotricha, que é aquele ipê amarelo pequeninho”, explica Pedro.
“O branco é Tabebuia roseoalba e o verde é Cybistax antisyphilitica”, acrescentou.
As plantas são da família Bignoniaceae, presentes em regiões tropicais do mundo. A planta não é predominante em regiões frias.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções