Por Viviane Freitas | 11 setembro, 2023 - 9:26
Na propriedade rural de João Novaes, agricultor de 56 anos em Baianópolis, um dos distritos de Corguinho (MS), uma surpresa habitual ocorreu esta semana. João retirou uma raiz de mandioca que media 1 metro e 50 centímetros de comprimento e pesava mais de 8 quilos.
A colheita de mandiocas gigantes não é novidade na propriedade de João Novaes. Ele está acostumado a colher mandiocas de tamanho impressionante, que frequentemente ultrapassam um metro de comprimento e pesam vários quilos.
Essas mandiocas não são destinadas apenas ao seu uso pessoal, mas são compartilhadas com a vizinhança. João Novaes pratica uma tradição de troca, onde produtos agrícolas como pão e leite são trocados com os vizinhos em um sistema de cooperação mútua.
Além da mandioca de quase 2 metros, João também colheu uma raiz um pouco menor, porém, mais larga, com “duas pernas”. Essas raízes são do tipo “paraguainha”, nome dado em referência ao país vizinho, Paraguai, próximo a Mato Grosso do Sul. O ciclo de plantio e colheita dessas mandiocas gigantes varia de seis a sete meses, e João destaca que elas têm esse nome porque “cozinham muito bem”.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções