Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Você conhece? Mitos e lendas regionais que enriquecem a cultura popular no Mato Grosso do Sul - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Você conhece? Mitos e lendas regionais que enriquecem a cultura popular no Mato Grosso do Sul

Entre as histórias está a Mãe-d’água, uma linda espécie de sereia que vive nos rios

Por Viviane Freitas | 9 novembro, 2021 - 11:35

O Mato Grosso do Sul é cheio de cultura e sabedoria popular. Com muitas cores, sabores e lendas incríveis, que misturam magia com a vivência dos povos da região.

Então, se você vai visitar o estado, precisa conhecer algumas das histórias mais curiosas que circulam por aqui.

Continue lendo e conheça as lendas regionais famosas no MS:

1. Sinhozinho
Na região de Bonito, conta-se a história do Sinhozinho, um frei que pregava pelas cidades durante a década de 1930. Ele era muito pequeno e mudo, mas se comunicava como conseguia e benzia todos que encontrava.
Até que um dia, desapareceu sem deixar vestígios. Ficaram apenas a capela e as cruzes que ele construiu na região.

Mas o povo, é claro, tem suas teorias sobre o desaparecimento do religioso. Muita gente acredita que ele prendeu uma cobra gigante em um buraco nos morros de Bonito, selando a entrada com uma cruz. Assim, se a cruz for retirada, a cobra seria libertada e atacaria todos os moradores da cidade.

2. Come-língua
Já na região do Bolsão, existe uma lenda trazida pelos goianos do Araguaia, chamada Come-língua. Segundo esse mito, uma espécie de menino-bicho ataca os animais no pasto e arranca a língua deles.

A história conta que o garoto era muito mentiroso e, por isso, sua mãe rogou uma praga nele. Pouco tempo depois, o menino foi encontrado morto, sem a língua. Desde então, ele se transformou no monstro, que vive na mata atacando animais e tirando sua língua para comer.

3. Mãe-d’água
Outra lenda que circula por várias regiões do Brasil é da Mãe-d’água, uma linda espécie de sereia que vive nos rios. No norte, ela costuma ser chamada de Iara ou Uiara e é conhecida por atrair homens para o fundo do Rio Amazonas, de onde eles não conseguem sair jamais.

Já no Mato Grosso do Sul, a história é menos trágica. Por aqui, muita gente acredita que a Mãe-d’água fica na beira dos rios se penteando e protege os peixes da pesca. Por isso, é considerada uma protetora da natureza da região.

4. Tuiuiú
No Pantanal, também existe um mito que explica a tristeza do Tuiuiú, ave símbolo da região. De acordo com a crença popular, os pássaros sempre foram alimentados por um casal de índios, que faleceu e foi enterrado no mesmo local em que dava comida aos bichos.

Assim, os animais ficavam em cima do monte de terra, esperando que os dois aparecessem e dessem um pouco de comida. Como eles nunca voltaram, o Tuiuiú foi ficando cada vez mais triste e, por isso, está sempre olhando para o chão.

5. Minhocão
Os rios são grandes protagonistas da cultura popular no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Por isso, existe mais uma história lendária envolvendo as águas nos dois estados. É o mito do Minhocão, uma serpente longa e cabeçuda, que derruba pescadores e vira canoas quando está com fome.

Segundo a crendice, o bicho faz um som muito alto quando se aproxima e enlouquece aqueles que conseguem sobreviver ao seu ataque. Assustador, não é?

Esses foram só alguns dos mitos que o povo sul-mato-grossense cultiva. Se você gostou de saber mais sobre as lendas do MS, marque já a sua visita ao estado e conheça mais sobre essa cultura tão rica. Com certeza você vai se surpreender com as histórias que encontrará por aqui!

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções