Por Viviane Freitas | 20 junho, 2023 - 11:51
Milhares de animais morreram de frio em Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Foram mais de 1,5 mil cabeças de gado que tiveram hipotermia em fazendas do Estado. Mas surgiram muitas dúvidas com relação a como foi possível isso acontecer. Pois bem, vamos pensar que normalmente nesses estados às temperaturas são muito altas e quando há um frio tão severo, os animais não resistem.
Outra questão que gera dúvidas é sobre o consumo da carne destes animais. De acordo com instrução normativa do Ministério da Agricultura, os animais mortos na propriedade rural não podem ser destinados ao consumo humano nem animal. Seja em morte por frio ou raios.
As carcaças devem ser queimadas ou enterradas, fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações da propriedade. Isso porque o gado morto pode ficar por horas longe de condições sanitárias ideais e estando sujeito a contaminações.
Daniel Ingold da Iagro faz o alerta: “de jeito nenhum os animais mortos devem ser comercializados. O animal tem que ser cremado ou enterrado”.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções