Por Viviane Freitas | 22 julho, 2021 - 11:19
Você se considera uma pessoa esgualepada ou ururenta? A maioria dos brasileiros não deve fazer ideia do que seja. Um estudante de Mato Grosso do Sul decidiu criar um dicionário com as expressões típicas do Pantanal em 2015 e hoje, no dia do famoso tbt, vamos relembrar.
“Para de mula, menina”, diz um homem. “Aquele lá xexou a carteira do outro”.
E aí, entendeu alguma coisa? Parece outro idioma, mas quem é pantaneiro sabe do que se trata. “Xexar é pegar, roubar. Essa é expressão nossa”, explica. Para de mula é o significado de perturbar.
No Pantanal é assim mesmo! Só que essas palavras e expressões da região estão se perdendo no tempo. E isso chamou a atenção de um aluno de Corumbá.
O estudante teve a ideia durante uma atividade na aula de português. “Foi proposto a eles, várias palavras desconhecidas, que não temos no nosso dicionário. E aí ele falou: ‘professor, por que não fazer um dicionário pantanerês?”, diz o professor de português Rosenil Santos.
Os dois começaram um intenso trabalho de pesquisa para descobrir palavras e expressões faladas na região do Pantanal. “Nós formulamos um questionário perguntando quais palavras que as pessoas conhecem e os seus significados”, conta o estudante Leandro Arantes Fernandes.
O estudante conseguiu reunir 120 palavras que hoje estão no Dicionário Pantanerês. E o sucesso foi tanto que o aluno decidiu disponibilizar o dicionário na internet. Quem entrar no site, vai encontrar expressões como: cachorrada, que é um doce de leite azedo, esgualepado, que significa mal arrumado, e ururento, uma pessoa que só pensa em dinheiro.
Acesse o Dicionário Pantanerês.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções