Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Pesquisadores do MS reproduzem pela primeira vez na história espécie de cascudo ameaçada de extinção - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Pesquisadores do MS reproduzem pela primeira vez na história espécie de cascudo ameaçada de extinção

O cascudo-viola nunca havia sido reproduzido em cativeiro e contribuirá para estudar a conservação e preservação da espécie

Por João Paulo Ferreira | 27 novembro, 2019 - 10:58

Foto: Imasul

Pesquisadores do Laboratório de Ictiologia do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) conseguiram reproduzir em cativeiro uma espécie de cascudo ameaçada de extinção: o cascudo-viola. Esse é o primeiro registro de reprodução da espécie em todo o mundo e contribuirá para estudar a conservação e preservação da espécie, afirma o biólogo Heriberto Gimênes Junior, coordenador do laboratório.

O cascudo-viola (Loricaria coximensis) mede apenas 9,6 centímetros de comprimento e ocorre apenas no rio Coxim, na área de influência de uma pequena central hidrelétrica. Ele integra uma lista com 25 espécies ameaçadas de extinção do Cerrado e Pantanal e contemplados em um plano de ação nacional para conservação.

As pesquisas começaram em setembro, conta Heriberto, envolvendo os cinco técnicos que trabalham no Laboratório de Ictiologia do Imasul. E em outubro já ocorreu a primeira desova. “Agora já estamos na quarta desova do mesmo casal”, revela o biólogo, admitindo que foi uma surpresa para a equipe o sucesso do experimento. Tudo será relatado em um artigo científico que está sendo elaborado pela equipe.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), destaca a importância “das pesquisas já realizadas no laboratório, voltadas para espécies em extinção. Esse trabalho tem apresentado resultados de grande relevância para a ictiofauna sul-mato-grossense”.

O laboratório de Ictiologia do Imasul abriga as espécies que povoarão o futuro Aquário do Pantanal. Enquanto esse momento não chega, os pesquisadores já desenvolveram diversos trabalhos científicos, sendo a 55ª espécie de peixe reproduzida em cativeiro ali. Este projeto, especificamente, desenvolveu-se em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende comboio de 12 veículos e prende cinco pessoas em Ponta Porã

27 março, 2024

Dourados

Dourados inaugura Pesque e Leve da Semana Santa em três parques

27 março, 2024

Cotidiano

Mato Grosso do Sul apresenta uma das taxas de divórcio mais altas do país, diz IBGE

27 março, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções