Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Sem grana para viajar para longe? Confira aonde tem sombra boa e água fresca para descansar em Aquidauana - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Sem grana para viajar para longe? Confira aonde tem sombra boa e água fresca para descansar em Aquidauana

Local é ideal para fazer bate e volta com a família

Por Viviane Freitas | 8 julho, 2022 - 16:08

Está sem tempo e grana para viajar para longe?  Confira aonde tem sombra boa e água fresca em Aquidauana para descansar durante o “feriado” de carnaval, nesta terça-feira (01).

Primeiramente, sabemos que a cidade é conhecida pelas belezas naturais proporcionadas pela Estrada Parque de Piraputanga e conta com diversos pontos turísticos em seu entorno, dentre eles o Morro do Paxixi, que já foi cenário para gravações de curta metragem e até cenas da novela Pantanal. Distante apenas 10km do município, localizado no distrito de Camisão, o morro é envolvido pela Serra de Maracaju.

A subida é rodeada de verde e paredões rochosos. Apesar de ser uma estrada não pavimentada, trechos que antes eram considerados mais problemáticos agora recebem manutenção, que facilita a passagem com veículos.

Na primeira parada, é possível aproveitar uma cachoeira de pequeno porte em tempos de seca, e mais volumosa na época de chuvas. O passeio está só começando.

Antes do topo, é possível encontrar diversas antenas de telefonia móvel e, quando você chegar a esse ponto é sinal que seu destino está chegando.

Nos últimos 500 metros de subida você vai precisar se exercitar um pouco. A caminhada é leva em média 10 minutos. Tudo está bem sinalizado, para ninguém se perder. Por fim o esforço vai ter valido a pena com a contemplação de uma vista fantástica da vegetação local, na região.

Vale o retrato, que costuma ilustrar as redes sociais de quem escolhe ter um refresco do dia a dia na localidade..

Chácara dos Mirantes

Localizada na MS-450, ainda na Estrada Parque, na Furna dos Baianos, a Chácara dos Mirantes ou Chácara do Jamil, como é conhecida regionalmente, é indicada para aqueles amantes da natureza “raiz,” que gostam de acampamento, trilhas e ar puro recheado de encanto do mato.

O visitante que preferir pode conhecer 4 mirantes, com uma trilha de aproximadamente 3 horas, terá visões de cair o queixo. Até o ar é muito mais puro comparado ao da cidade. Até um sítio arqueológico pode ser contemplado durante o passeio.

Na volta, todo santo ajuda, mas como fazer a alma voltar pro corpo? Nada melhor que se deliciar em um córrego com uma água extremamente gelada e aproveitar o restante do dia?

O local proporciona para os interessados o day-use, com valores a consultar.

Museu a céu aberto

Quem passa pelo acesso entre Palmeiras e Piraputaga, nem imagina que o local já foi povoado, há mais de 10 mil anos e foi habitado por diferentes tribos. Nesse cenário foram encontrados os primeiros vestígios de seres humanos na região na terra, conforme a arqueologia.

Museu a céu aberto em Piraputanga. (Foto: Chico Ribeiro)
Museu a céu aberto em Piraputanga. (Foto: Chico Ribeiro)

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reconhece o local como patrimônio.

Ponte de Ferro

Uma das principais portas de entrada no município, os trilhos de ferro deixaram histórias na região, antes com passagem frequentes de trens.

Hoje, o local abandonado atrai diversos turistas, que vão até o local para aproveitar o ambiente para fotografia e até para pescarem.

Distante da região central o local deve ser visitado apenas com pessoas que conheçam a região, visto que acesso é bem delicado.

Igreja Matriz

Localizada entre os municípios de Aquidauana e Anastácio, a igreja Matiz atrai diversos visitantes que se encantam com os vitrais projetados e suas torres com ponta de agulha.

Igreja Matriz em Aquidauana. (Foto: Prefeitura de Aquidauana).
Igreja Matriz em Aquidauana. (Foto: Prefeitura de Aquidauana).

Com inspiração na arquitetura gótica, esse cenário encantador, foi instituído como Paróquia Nossa Senhora Imaculada no dia 4 de abril de 1912, por Dom Cyrilo Paula de Freitas, Bispo Diocesano de Corumbá, na época.

Foi desmembrado das paróquias de Miranda e Nioaque e por falta de sacerdote ficou em dependência da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Corumbá.

Hoje os visitantes que passam pela cidade fazem questão de conhecer esse monumentos histórico e cristão na cidade.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções