Por Viviane Freitas | 25 janeiro, 2022 - 11:35
Um pé de tamareira, plantada há 34 anos, em Três Lagoas, deu o primeiro fruto e tem chamado a atenção no bairro Jardim das Paineiras. O morador Raul Timóteo foi quem plantou. Ele foi com a família para o Iraque, na década 80, a convite de uma construtora para trabalhar nas rodovias, ferrovias e canais de irrigação.
Entre idas e vindas, a família acabou ficando quatro anos por lá. Além das fotos e muitas lembranças, Raul trouxe na bagagem seis sementes de tâmaras, mas somente uma chegou ao Brasil. Depois de 34 anos de espera, finalmente a tamareira do seo Raul deu frutos.
“Eu tinha 33 anos quando me apaixonei pela planta e trouxe ela para cá. Normalmente o pé da tâmara costuma ser alto, chega a ter 18 metros, conheci muito no Iraque quando morei lá, mas essa aqui tem pouco mais de 5 metros e só deu fruto agora”, explica o aposentado que aguardou mais de três décadas para colher os primeiros frutos.
Tamareira
A tamareira é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras. Pelo fato de ser cultivada há milênios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Ásia. É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários espiques (caule da palmeira) partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada.
Tâmara
A tâmara é uma fruta que cresce na tamareira, uma palmeira cultivada há milênios. Os benefícios da tâmara a tornam um alimento muito saudável. Além de ser muito apreciada na cozinha por seu delicioso sabor, ela é uma fruta substituta natural do caramelo. A tâmara é uma ótima fonte de nutrientes. Apesar das tâmaras secas serem mais calóricas do que as tâmaras frescas, tendo um perfil calórico semelhante ao de passas e figos secos; elas contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.
A árvore bíblica
Nos tempos de Jesus, um tipo específico de palmeira abundava por todo o território do atual estado de Israel. A planta foi cultuada por séculos inclusive por conter propriedades medicinais, a ponto de se tornar um símbolo da região. Tamanha admiração tinha um motivo bem claro: todas as suas partes podiam ser aproveitadas, mas o que mais a destacava eram seus nutritivos frutos – as tâmaras.
Quem planta não colhe tâmaras
Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!” Isso porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Atualmente, com as técnicas de produção modernas, esse tempo é bastante reduzido, em menos de 10 anos.
Tâmara no Brasil
No Brasil, devido às condições encontradas na região Nordeste, a tamareira é cultivada com bastante sucesso. A propagação é feita, geralmente, com filhotes que surgem no caule da palmeira. Essas mudas são consideradas muito boas, pois apresentam as mesmas qualidades da palmeira-mãe. Também pode ser propagada com mudas cultivadas a partir de sementes. No Nordeste a tamareira se adaptou tão bem que, em geral, frutifica aos dois anos de idade. Isto representa uma enorme precocidade.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções