Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: raro, cachorro-vinagre passeia com filhotes em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

VÍDEO: raro, cachorro-vinagre passeia com filhotes em MS

Flagrante da família do cachorro-vinagre foi feito por meio da instalação de câmeras na região do Delta do Salobra

Por Viviane Freitas | 4 fevereiro, 2022 - 10:22

Ameaçado de extinção, o cachorro-vinagre foi flagrado ao lado de filhotinhos passeando em uma propriedade na região do Delta do Salobra, entre o Pantanal e a Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

Apesar da espécie ser nativa da América do Sul, as aparições do cachorro-vinagre são raras, ainda mais em imagens. O registro foi possível por meio da instalação de câmeras na região, ação feita pelo Onçafari, em parceria com o IDS (Instituto Delta do Salobra) e a Pousada Refúgio da Ilha.

“A aparição é rara em todas as áreas de distribuição dessa espécie, que é bem ampla, compreende a América do Sul, Amazônia, Pantanal, Cerrado. Porém, é sempre com uma densidade muito baixa, o que torna esse animal raro. Ele está na lista de ameaçados de extinção no Brasil e também globalmente”, explica o pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Moraes Tomas.

Cachorro-vinagre e o ecossistema

A presença dos animais, inclusive com filhotes, mostra o fortalecimento do ecossistema na região.

“O registro funciona sendo como um indicador de qualidade de ambiente, visto que na região se tem dois fatores importantes para que a espécie possa ocorrer, como presas naturais e mata preservada”, ressalta o biólogo Fabio Souza da Silva, do Onçafari, associação que atua na preservação de animais silvestres, principalmente onças-pintadas e lobos-guarás.

Desde 2020, Fábio e outro biólogo do Onçafari, João Bachur, monitoram a região. “No total são 27 câmeras espalhadas aqui na região. Nós fazemos esse monitoramento checando as câmeras mensalmente, identificando todas as espécies que as câmeras registram”, pontua.

Confira o vídeo:

Delta do Salobra

Localizado entre os municípios de Bodoquena e Miranda, o Delta do Salobra tem registrado a aparição de outros animais desde que as câmeras foram instaladas.

“O rio que compreende o Delta do Salobra nasce na Serra da Bodoquena e deságua no rio Miranda. Por isso que essa região é tão importante para a conservação, porque ela liga dois biomas o Cerrado da Serra da Bodoquena e o Pantanal. Formando um grande corredor ecológico, é uma área chave para todas as espécies dos dois biomas”, frisa Fábio.

Além do cachorro-vinagre e das onças, o local também registrou a presença de um gato-maracajá, da família da jaguatirica. “É muito raro a ocorrência aqui na região”, pontua o biólogo.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções