Por Viviane Freitas | 19 junho, 2023 - 11:56
O monumento do Cristo Redentor sempre foi um dos destaques turísticos de Três Lagoas, principalmente por estar no cruzamento de duas das principais avenidas da Cidade. Inaugurado em 1992 pelo então prefeito Miguel Jorge Tabox, a escultura de 15 metros de altura foi criada pela artista plástica corumbaense, que na época tinha 67 anos de idade, Izulina Gomes Xavier e teve desde sua construção e montagem acompanhados pelos filhos dela, o Arquiteto Francisco Gomes Xavier e o Engenheiro Civil Antonio Carlos Gomes Xavier.
Feito de concreto armado e argamassa, o Cristo foi produzido em 4 partes separadas no ateliê de Izulina em Corumbá e, depois de pronto, foi transportado de caminhão, com a ajuda de um guindaste da Marinha do Brasil até o local onde hoje está instalado. Em uma das fotos históricas desse momento, mostra a artista em um cesto de segurança na ponta de um guindaste em posse de um balde com massa para fazer a emenda das partes.
Uma curiosidade relatada, é que o trabalho tinha que ser feito rapidamente, pois o guindaste era contratado por hora e isso tornava a instalação onerosa. De todo modo, o Cristo foi instalado com maestria e, hoje, representa mais um pedaço da história de Três Lagoas e, contando com a reforma realizada pela Cooperativa Sicred em 2022 em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, o monumento já passou por 4 revitalizações.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções