Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Você sabia que a Praça Ary Coelho já foi um CEMITÉRIO? - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Você sabia que a Praça Ary Coelho já foi um CEMITÉRIO?

Por Marcelo Tognini | 30 março, 2023 - 15:40

É difícil imaginar um cemitério na Praça Ary Coelho, um local que desempenha um tão papel importante na história de Campo Grande e atualmente é um dos pontos de maior movimentação na cidade. No entanto, em 1872, quando a cidade ainda era conhecida como Arraial de Santo Antônio, a praça abrigava o primeiro cemitério de Campo Grande. Situado nas proximidades de uma igreja, há rumores de que ainda existem corpos no local, e vendedores ambulantes mais antigos relatam acontecimentos misteriosos e inexplicáveis.

O Coreto da praça Ary Coelho em meados dos anos 50 (Fonte: ARCA- Arquivo Histórico de Campo Grande)

Em 1887, o cemitério foi transferido para o atual bairro Amambaí, onde hoje se encontram o Sesi e a Casa da Indústria, e em 1913, foi movido novamente para a região da antiga fazenda Bandeira, onde se localiza o cemitério Santo Antônio. Com as mudanças, o primeiro espaço foi transformado em praça em 1909 e, em 1913, passou a ser chamada de Praça 2 de Novembro – data da primeira eleição em Campo Grande. Ao longo do tempo, teve diversos nomes, até ser batizada em 1954 como Praça Doutor Ary Coelho, em homenagem ao ex-prefeito falecido em 1952. Um busto na entrada da praça celebra sua memória com a frase “Por um regime de honestidade e trabalho”.

A Praça Ary Coelho é a mais tradicional de Campo Grande e, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos da cidade. Com 10.000 metros quadrados, situa-se no quadrilátero central mais importante da cidade, na Avenida Afonso Pena.

A praça Ary Coelho hoje – 2022 (Foto: Reprodução Redes Sociais).

Ao longo dos anos, a praça passou por diversas reformas e hoje é de fácil acesso, com terminal para ônibus, além de abrigar shows, feiras artesanais e apresentações de teatro e capoeira. Atualmente, é um belo espaço verde no coração da capital do Mato Grosso do Sul, com um chafariz central iluminado, área infantil, banheiros e mesas para encontros e confraternizações ao longo da tarde, enquanto se toma tereré.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções