Por Marcelo Tognini | 30 março, 2023 - 15:40
É difícil imaginar um cemitério na Praça Ary Coelho, um local que desempenha um tão papel importante na história de Campo Grande e atualmente é um dos pontos de maior movimentação na cidade. No entanto, em 1872, quando a cidade ainda era conhecida como Arraial de Santo Antônio, a praça abrigava o primeiro cemitério de Campo Grande. Situado nas proximidades de uma igreja, há rumores de que ainda existem corpos no local, e vendedores ambulantes mais antigos relatam acontecimentos misteriosos e inexplicáveis.
Em 1887, o cemitério foi transferido para o atual bairro Amambaí, onde hoje se encontram o Sesi e a Casa da Indústria, e em 1913, foi movido novamente para a região da antiga fazenda Bandeira, onde se localiza o cemitério Santo Antônio. Com as mudanças, o primeiro espaço foi transformado em praça em 1909 e, em 1913, passou a ser chamada de Praça 2 de Novembro – data da primeira eleição em Campo Grande. Ao longo do tempo, teve diversos nomes, até ser batizada em 1954 como Praça Doutor Ary Coelho, em homenagem ao ex-prefeito falecido em 1952. Um busto na entrada da praça celebra sua memória com a frase “Por um regime de honestidade e trabalho”.
A Praça Ary Coelho é a mais tradicional de Campo Grande e, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos da cidade. Com 10.000 metros quadrados, situa-se no quadrilátero central mais importante da cidade, na Avenida Afonso Pena.
Ao longo dos anos, a praça passou por diversas reformas e hoje é de fácil acesso, com terminal para ônibus, além de abrigar shows, feiras artesanais e apresentações de teatro e capoeira. Atualmente, é um belo espaço verde no coração da capital do Mato Grosso do Sul, com um chafariz central iluminado, área infantil, banheiros e mesas para encontros e confraternizações ao longo da tarde, enquanto se toma tereré.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções