Por João Paulo Ferreira | 29 abril, 2023 - 8:43
A inflação dos alimentos transformou a tarefa de fazer as compras do mês em um desafio para muitos brasileiros. Conforme dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), desde o início da pandemia no Brasil, em fevereiro de 2020, o setor de alimentação e bebidas acumulou alta de 36,06%. Somente em 2022, o segmento teve aumento de 11,64%, contra 5,79% do IPCA. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses itens representam 2,41 pontos percentuais dos 5,79%, mais da metade da inflação acumulada durante o ano.
De acordo com economistas, a perspectiva para 2023 é que a inflação de alimentos e bebidas se aproxime do índice geral de preços, cujas estimativas estão entre 5% e 6%. No entanto, mesmo com a desaceleração, economistas alertam que o período ainda será de desconforto, com o preço dos produtos mais elevados.
Confira dicas que podem fazer a diferença na hora de fazer boas escolhas nas compras nos supermercados e atacarejos, auxiliando o consumidor a driblar este cenário e garantir mais economia:
Faça uma lista de compras
Listar todos os itens que se pretende comprar antes de sair de casa é fundamental para evitar gastos desnecessários com itens que já estão na despensa ou que não são indispensáveis. Se preferir, anote em uma folha de papel todos os produtos que vão acabando ao longo do mês, assim será mais difícil na hora de finalizar a lista para sair às compras.
Determine um valor para gastar
É muito mais fácil gastar em excesso quando não se tem um controle sobre o quanto se pode gastar. Por isso, tão importante quanto organizar a lista de compras é estabelecer um limite de gastos antes de ir ao mercado ou atacadista da sua preferência. Verifique as suas finanças antes de ir às compras e determine um valor. Atenha-se a esse valor e evite ceder às tentações (gastos desnecessários) para não comprometer o orçamento.
Confira a validade dos produtos
Levar para casa produtos de baixa qualidade, pouca duração ou até mesmo já vencidos, fora do prazo de validade, aumentam as chances de desperdícios desnecessários e prejuízos para o orçamento familiar. Vale atentar aos dias em que são ofertadas promoções de hortifruti (ou FLV – sigla para “frutas, legumes e verduras”) e açougue, por exemplo, pois nestes dias os estoques nestas categorias são ainda maiores, com uma maior variedade de itens, e mais frescos.
Deixe as crianças em casa
Se para adultos é difícil resistir a tentação de comprar algo que não é fundamental, para os pequenos é muito mais; por isso, se for possível, na hora de ir às compras prefira deixar as crianças em casa, em especial as menores, pois elas ainda não possuem a capacidade de compreender certas situações — como fazer certas escolhas para economizar, por exemplo.
31 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções