Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Assembléia recebe projeto que reduz ICMS das contas de energia na bandeira vermelha - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Assembléia recebe projeto que reduz ICMS das contas de energia na bandeira vermelha

Proposta define que a redução será temporária, para os exercícios financeiros de 2021 e 2022, apenas para essa bandeira específica.

Por João Paulo Ferreira | 19 agosto, 2021 - 16:25

Começa a tramitar nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Projeto de Lei 238/2021 de autoria do Poder Executivo, que pretende reduzir as alíquotas do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobradas nas faturas de energia elétrica de todos os contribuintes residentes no estado nos períodos em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fixar a bandeira vermelha.

A proposta define que a redução será temporária, para os exercícios financeiros de 2021 e 2022, apenas para essa bandeira específica. O sistema de bandeiras tarifárias objetiva indicar ao consumidor o maior ou menor custo para a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, de modo que os custos são variáveis, sendo a vermelha a de maior custo. O projeto foi entregue durante sessão ordinária pelo secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula e pela consultora legislativa Ana Carolina Ali. O presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), ressaltou que o projeto atende solicitação dos 24 deputados da Casa de Leis.

“O Governo teve a sensibilidade de atender, em função de um pedido da sociedade, por meio dessa Casa e de uma forma inteligente sem precisar passar por acordo do Confaz. Então por acordo de liderança vamos diminuir o tempo de tramitação”, destacou o presidente que explicou que os prazos serão: até dia 23/8 para apresentação de emendas; dia 24/8 encaminhamento para a relatoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); dia 25/8 votação na CCJR, inclusão na Ordem do Dia para votação em primeira discussão, caso aprove de imediato seguirá para análise das comissões de mérito e no mesmo dia será aberta sessão extraordinária para votação em segunda discussão.

O secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, explicou que a proposta vai atingir todas as categorias. “Quem ganha é sociedade como um todo, pois a seca dos reservatórios já está aí, além da pandemia, atingindo a economia, então atendendo os deputados e a população o governador foi sensível e fez a redução da alíquota mesmo tendo perda de cerca de R$ 18 milhões na base de cálculo do imposto”, informou.

A consultora legislativa Ana Carolina Ali completou.“Nesse sentido a redução será válida somente quando a Aneel acionar a bandeira vermelha, por meio da diminuição em dois pontos percentuais das alíquotas do ICMS incidentes sobre as faturas a partir de 1º de setembro de 2021. Será uma medida temporária, que atende a Lei de Responsabilidade Fiscal e que alcançará todos os consumidores”, ponderou.

A proposta acrescenta a redução, estabelecendo em 15%, 18% e 23% nas hipóteses que especifica o Artigo 41, parágrafo 5, dos dispositivos da Lei Estadual 1.810, de 22 de dezembro de 1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado – confira na íntegra no Sistema Legislativo clicando aqui.

Durante a sessão os deputados Capitão Contar (PSL) e Eduardo Rocha (MDB) aproveitaram a presença dos representantes do Executivo e também solicitaram estudos para a isenção do ICMS dos combustíveis.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções