Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campo Grande lidera com 70% das contratações em maio no MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Campo Grande lidera com 70% das contratações em maio no MS

Capital é responsável pela maioria das novas vagas no estado, destacando-se nos setores de Serviços e Construção

Por João Paulo Ferreira | 28 junho, 2024 - 15:30

Campo Grande destacou-se em maio de 2024 ao ser responsável por aproximadamente 70% das novas contratações no Mato Grosso do Sul, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (27). Foram 1.304 novas vagas criadas na capital, representando 67,94% do total de contratações no estado.

Em comparação com maio de 2023, quando foram abertas 981 vagas, o crescimento em Campo Grande foi de 75,23%. O número de contratações também superou abril deste ano, que registrou 1.269 novas vagas. Nos primeiros cinco meses de 2024, o saldo de novas contratações na cidade chegou a 5.794 vagas.

A prefeita Adriane Lopes destacou a expansão contínua das contratações na capital, ressaltando a baixa taxa de desocupação de 4,4%, a menor entre todas as capitais brasileiras, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “As empresas têm conseguido mês a mês ampliar a oferta e a contratação”, afirmou a prefeita. Porto Velho (RO) e Palmas (TO) vêm em seguida, com taxas de desocupação de 4,7% e 4,9%, respectivamente.

O setor de Serviços liderou a geração de empregos, com 3.053 novas vagas, seguido pela Construção (1.482), Indústria (592), Agropecuária (423) e Comércio (244). A Construção Civil teve o maior incremento percentual de crescimento (10,94%), seguida pela Agropecuária (8,58%), ambos indicadores de desenvolvimento local. A agropecuária, com a produção agrícola e pecuária, e a construção civil, com o crescimento urbano, são setores cruciais para a economia de Campo Grande.

Além disso, Campo Grande alcançou o primeiro lugar no ranking de competitividade dos municípios no indicador de Capital Humano na Região Centro-Oeste, desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Este indicador avalia o nível educacional da mão de obra, a inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade econômica.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr., destacou a importância dos resultados do Caged. “Apesar dos desafios enfrentados nos últimos meses, os números foram muito superiores aos do ano passado. O saldo positivo de Construção Civil e Agropecuária demonstra que Campo Grande entra em 2024 em franca expansão,” afirmou.

O saldo acumulado de vagas nos setores de Comércio e Serviços, totalizando 3.297, representa mais da metade das contratações de Campo Grande em 2024, reforçando a relevância destes setores na economia municipal, que respondem por 82,4% da economia local.

Mais Notícias
Cultura

VÍDEO: Creedence Clearwater fará show histórico em Campo Grande no dia 15 de novembro

30 junho, 2024

Cultura

Loubet comemora 10 anos de carreira com lançamento de DVD gravado em Curitiba

30 junho, 2024

Polícia

Homem esfaqueado nas Moreninhas fica com as “tripas para fora”

29 junho, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções