Por Viviane Freitas | 23 março, 2022 - 12:24
A movimentação econômica da Páscoa deste ano deve totalizar R$ 218 milhões em Mato Grosso do Sul, conforme indica a pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) e Sebrae, com queda tanto no montante destinado à compra de presentes, quanto para comemorações.
Segundo a economista da Fecomércio, Regiane Dedé de Oliveira, o atual cenário econômico que o país vive é o principal responsável pela redução dos gastos na páscoa deste ano.
De acordo com a pesquisa, do total, R$ 101,14 milhões serão destinados à compra de presentes, montante 39% menor que em 2021, enquanto as comemorações devem somar R$ 117,51 milhões, queda de 26%.
“A variação de valores já considera a correção do período. A queda se deve ao momento econômico que vivemos, considerando a inflação e taxa de juros que fazem com que o consumidor perca seu poder de compra. Ainda assim é uma data muito importante, considerando que mais da metade da população deve ir às compras” , considera o presidente da Fecomércio MS e do IPF-MS, Edison Araújo.
O valor médio dos presentes deve ser de R$ 125,85, enquanto as comemorações devem atingir investimento médio de R$ 183,12. A pesquisa mostrou que 54,1% pretendem presentear nessa Páscoa e 43,2% comemorarão a data. Sobre as compras, a opção de presente é preponderantemente ovos de páscoa, apontados por 53%, seguidos dos bombons (18%), ovos caseiros (9%) e barra de chocolate (8%).
Filhos e conjugues serão os principais presenteados, perfazendo 51,3% e 23,42%, respectivamente. Depois vêm os sobrinhos (21,06%), pais (16,55%) e a própria pessoa (17,45%). A maior parte, 85,3%, pretende comprar presencialmente.
Para que os empresários não tenham prejuízos com as vendas, já que a intenção de consumo será menos neste ano, a analista técnica do Sebrae, Vanessa Schmidt ressalta a importância de oferecer, antecipadamente, os descontos.
“Para esse ano, percebemos uma intenção de queda de movimentação financeira das intenções de consumo da Páscoa, então é importante que o empresário esteja atento na hora de fazer suas decisões de compra e se prepare para a data com cautela, para que seja um momento lucros e não de prejuízos. Pensando nisso, o empresário deve focar em descontos para o pagamento à vista, já que esse vai ser o principal critério para tomada de decisão de compra do consumidor. Outra dica é trabalhar com encomendas antecipadas, para que a empresa possa se programar na compra dos insumos”, alerta a analista técnica do Sebrae MS, Vanessa Schmidt.
Peixe
A pesquisa também abordou o consumo de pescados. Daqueles que irão comemorar a Páscoa, somente 14,7% dizem que não irão consumir pescado. Os peixes preferidos são o pintado (19,1%), o pacu (18,2%) e a tilápia (14,4%).
Foram ouvidos de 10 de fevereiro a 01 de março 1.686 consumidores das cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá/Ladário/Bonito, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã. A pesquisa tem confiança de 95%.
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