Por Redação | 18 outubro, 2023 - 15:09
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira (18) a Pesquisa Mensal de Comércio para o mês de agosto de 2023. Os resultados mostram uma queda no volume de vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul de 0,9% em relação a julho do mesmo ano. Esta retração está alinhada com a tendência observada em nível nacional, onde 20 das 27 unidades da federação apresentaram resultados negativos.
No estado sul-mato-grossense, o comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve uma alta de 2,4% em agosto. No entanto, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 7,3%. A variação acumulada em 12 meses apresentou retração de 4,0%, e a acumulada no ano fechou em -7,5%.
Em termos nacionais, o volume de vendas do comércio varejista teve uma variação negativa de 0,2% em relação a julho de 2023. Mas na comparação com agosto de 2022, houve um aumento de 2,3%. O indicador acumulado nos últimos 12 meses registrou crescimento de 1,7%, e o acumulado no ano foi de 1,6%.
Dentre as unidades da federação que registraram resultados negativos, destacam-se Paraíba, com queda de 3,6%, Alagoas com -2,7% e Amapá com -2,3%. Já entre os estados que apresentaram resultados positivos, Sergipe, Rondônia e Pernambuco destacam-se com -2,2%, -1,9% e -1,7%, respectivamente.
Os dados indicam que a performance do comércio varejista em Mato Grosso do Sul e no Brasil como um todo segue com variações, refletindo tanto fatores sazonais quanto os efeitos da conjuntura econômica atual. O cenário oscilante aponta para a necessidade de estratégias mais robustas para estabilizar e fomentar o setor.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções