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Comércio varejista de MS começa o ano com queda de 0,8%

Na série sem ajuste sazonal, frente a janeiro de 2022, o índice foi de 5,5%, representando quinze meses de alta consecutiva

Por João Paulo Ferreira | 12 abril, 2023 - 15:03

O IBGE divulgou, nesta quartafeira (12), a Pesquisa Mensal de Comércio referente ao mês de janeiro de 2023. O
estudo produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país,
investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

O índice de volume de vendas do comércio varejista sulmatogrossense foi de 0,8%, em janeiro. Na série sem ajuste sazonal, frente a janeiro de 2022, o índice foi de 5,5%, representando quinze meses de alta consecutiva. A variação acumulada em 12 meses ficou em 6,9%.

Esta é a primeira divulgação da nova série da pesquisa1, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade. São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE.

No estado, em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de
construção, houve queda no mês de janeiro (3,0%). No volume de vendas, em relação a janeiro do ano anterior, MS também apresentou queda de 0,6%. O acumulado em 12 meses é de 4,0%.

Vendas têm alta em 23 UFs na comparação com dezembro de 2022

Em janeiro de 2023, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista teve resultados positivos em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Espírito Santo (8,8%), Tocantins (8,7%) e Roraima (7,4%). Por outro
lado, pressionando negativamente, o destaque é para Mato Grosso (1,7%), Amapá (1,6%), Paraíba (1,1%) e Mato
Grosso do Sul (0,8%).

Na mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação foi de 0,2% com altas em 18 UFs, com destaque
para: Sergipe (8,7%), Espírito Santo (6,6%) e Roraima (6,4%). Tocantins (4,8%), Mato Grosso (4,2%) e, empatados, Pará (3,0%) e Mato Grosso do Sul (3,0%).

Frente a janeiro de 2022, a alta de 2,6% das vendas no comércio varejista teve predomínio de taxas positivas também para 23 UFs, com destaque para: Paraíba (15,9%), Maranhão (12,9%) e Tocantins (11,0%). Entre os resultados negativos na comparação interanual, destacamse Rio de Janeiro (2,2%), Paraná (1,4%) e Pará (1,3%).

Para o varejo ampliado, a comparação entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 teve resultados positivos em 10 Unidades da Federação, com destaque para: Espírito Santo (14,1%), Paraíba (13,9%) e Acre (12,9%). Por outro lado,
pressionando negativamente, figuram oito UFs, com destaque para Pernambuco (15,4%), Bahia (7,7%) e Pará (6,7%).

 

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