Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Comércio varejista em Mato Grosso do Sul registra crescimento pelo quarto mês consecutivo - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Comércio varejista em Mato Grosso do Sul registra crescimento pelo quarto mês consecutivo

Desempenho do estado contrasta com queda nas vendas do comércio varejista ampliado

Por João Paulo Ferreira | 9 maio, 2024 - 15:00

Foto: Laura Cavalieri Dutra

O setor varejista em Mato Grosso do Sul apresentou um desempenho positivo pelo quarto mês seguido, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (8). Em março de 2024, o volume de vendas no estado cresceu 1,1% em relação a fevereiro, mantendo-se como um dos destaques entre as unidades federativas do Brasil.

Na comparação com março de 2023, as vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul sofreram uma variação positiva de 8,4%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses registrou um crescimento de 3,5%. Em termos de desempenho anual, o comércio varejista do estado já acumula uma alta de 9,7%.

No entanto, o cenário foi menos favorável quando observado o comércio varejista ampliado, que inclui segmentos como veículos, motos, partes e peças e material de construção. Nesta categoria, apesar de um aumento mensal de 1,4% em março, o estado enfrentou uma queda de 8,4% no volume de vendas comparado ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, o acumulado anual mostra uma variação negativa de 3,4%, e o resultado dos últimos 12 meses foi de -9,6%.

Panorama nacional revela desigualdades entre os estados

A nível nacional, a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE indicou que, em março de 2024, 16 das 27 unidades federativas brasileiras apresentaram crescimento nas vendas do comércio varejista, destacando-se Sergipe (3,7%), Bahia (3,1%) e Rio Grande do Sul (2,1%). Mato Grosso do Sul, embora com crescimento mais modesto, também se posicionou entre os dez melhores, ocupando a oitava posição.

Por outro lado, estados como Mato Grosso e Pará enfrentaram os maiores declínios, com quedas de 11,2% e 2,6% respectivamente. No comércio varejista ampliado, 15 estados tiveram resultados negativos, com Pará (-7,0%), Roraima (-6,1%) e Piauí (-6,1%) registrando as maiores baixas.

Contudo, o panorama anual mostra uma tendência mais positiva, com 25 das 27 unidades federativas registrando alta em relação a março de 2023. Amapá (13,4%), Bahia (11,1%) e Paraíba (10,0%) foram os estados com maior crescimento, demonstrando uma recuperação significativa do comércio varejista em grande parte do país.

Mais Notícias
Polícia

Arremesso de celular na Máxima termina com homem morto pela PM em MS

20 maio, 2024

Polícia

Confusão em boate termina com um morto e policial ferido na Capital

20 maio, 2024

Polícia

Corpos de bebê e de garota são furtados de cemitério em Ponta Porã

20 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções