Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Copom reduz juros básicos da economia para 13,25% ao ano - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Copom reduz juros básicos da economia para 13,25% ao ano

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, avaliou a redução como positiva para economia de Mato Grosso do Sul

Por Viviane Freitas | 3 agosto, 2023 - 9:50

Arquivo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (2) uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, os juros básicos da economia, que agora se encontram em 13,25% ao ano. A decisão foi tomada por uma margem apertada de 5 votos a favor e 4 votos contrários. De acordo com o comunicado divulgado pelo Copom, a queda da inflação possibilitou essa redução nos juros.

Essa é a primeira vez que a Selic é reduzida desde agosto de 2020, período marcado pelo auge da pandemia, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano.

Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), vê a redução como um sinal positivo para o mercado, indicando que a economia está voltando a se estabilizar após o controle da inflação. No entanto, ele ressalta que a redução ainda é tímida e os efeitos positivos serão percebidos somente após um intervalo considerável de tempo. Ainda assim, Longen enfatiza que as taxas anteriores estavam inviáveis para as empresas e que a redução anima empresários e investidores.

O presidente da Fiems acredita que, com essa decisão, os juros podem chegar a 12% até o final do ano e gradualmente se aproximar do percentual da inflação. No entanto, ele ressalta que será necessário mais cortes para estimular os investimentos.

O Copom também adiantou que os membros do colegiado preveem cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões de forma unânime. O comitê justifica a decisão com base na melhora do quadro inflacionário, influenciada, em parte, pelos efeitos defasados da política monetária e pelas expectativas de inflação em prazos mais longos após uma decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação. Esses fatores permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária, conforme destacado no comunicado.

Mais Notícias
Pantanal

Agência declara “seca” no Pantanal pela primeira vez na história

14 maio, 2024

Polícia

Adolescente é apreendido acusado de sequestrar bebê e deixar em ‘boca de fumo’

14 maio, 2024

Meio Ambiente

‘Seca-Relâmpago’ é o novo efeito climático que tem causado alarme no Estado

14 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções