Por Viviane Freitas | 14 fevereiro, 2022 - 10:29
O banco central deve reabrir na segunda-feira (14) para consulta sobre recursos “esquecidos” em seus bancos. A consulta foi publicada pela primeira vez em 24 de janeiro, mas foi retirada depois que uma enxurrada de acessos derrubou o site do BC.
Para realizar a consulta basta clicar no site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ e realizar o cadastro. Para o mesmo será necessário o CPF, em caso de pessoa física, ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica.
Durante o cadastro, o cliente terá a opção de escolher como fazer para receber o dinheiro; em caso de Pix deverá informar a chave da Instituição Financeira e aguardar o contato do banco, que fará a transação.
Os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março, conforme informado pelo Banco Central.
8 bilhões em devoluções
Segundo o banco central, na primeira fase do serviço, um valor de aproximadamente 3,9 bilhões de reais será devolvido a 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Os valores vêm de: contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível; tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
A estimativa do Banco Central é de que os clientes devem receber em torno de R$ 8 bilhões ao todo e R$ 900 mil já foram resgatados.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções