Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Em ascenção, a indústria tem a FIEMS como braço forte para o contínuo crescimento no Mato Grosso do Sul - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Em ascenção, a indústria tem a FIEMS como braço forte para o contínuo crescimento no Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul: Um estado em ascensão Industrial

Por Redação | 1 dezembro, 2023 - 16:34

Em 2023, o estado do Mato Grosso do Sul tem demonstrado um crescimento notável em sua indústria, diferenciando-se positivamente no cenário nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o país apresentou um recuo de -0,3% na indústria, Mato Grosso do Sul registrou um avanço significativo de 4,5% em janeiro deste ano, comparado aos dados de dezembro de 2022.

Setores em destaque:

O setor de Indústrias de transformação foi o grande destaque, com um saldo positivo de 5,5%. Este avanço foi impulsionado principalmente pela fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que tiveram um aumento impressionante de 248%. Além disso, a fabricação de produtos alimentícios também teve um crescimento relevante, com uma alta de 8,8%. Por outro lado, houve uma queda de 3,6% nas fabricações de celulose, papel e produtos de papel.

A importância da FIEMS:

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento industrial do estado. Através de iniciativas de fomento e apoio às indústrias locais, a FIEMS contribui para a criação de um ambiente favorável ao crescimento e à inovação no setor industrial. Suas ações incluem desde a oferta de treinamentos e capacitações até o apoio na implementação de tecnologias avançadas e sustentáveis. Essas ações visam fortalecer a indústria já instalada em nosso estado e também atrair novos investidores. A FIEMS é o braço forte da indústria e é fundamental para que Mato Grosso do Sul siga cada vez mais prospéro.

Perspectivas futuras:

Com a inclusão de Mato Grosso do Sul na análise do IBGE pela primeira vez em 2023, após atingir 0,5% do Valor de Transformação Industrial (VTI), espera-se que o estado continue a apresentar dados promissores no setor industrial. Analistas apontam a necessidade de uma série histórica mais extensa para produzir dados ainda mais precisos e robustos, que permitam uma melhor compreensão e planejamento para o futuro do setor no estado.

O avanço da indústria em Mato Grosso do Sul em 2023 é um indicativo positivo do potencial econômico do estado. Com o apoio da FIEMS e a continuidade das políticas de incentivo ao setor, o estado se posiciona como um importante polo industrial no Brasil, prometendo contribuições significativas para a economia nacional.

Gestão FIEMS:

Sob o comando do empresário Sérgio Longen, a FIEMS tem apresentado resultados mais do que significativos. Desde 2007 à frente da Federação, Longen tem sido um propulsor do desenvolvimento industrial do Estado e da qualidade educacional através do Sesi e do Senai.

O presidente da FIEMS, Sérgio Longen. (Foto: reprodução/redes sociais).

Nos últimos 16 anos, alcançamos muitas vitórias. A indústria em Mato Grosso do Sul prospera, não apenas por minha presidência, mas pelas ações conjuntas e parcerias.”

 

 

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções