Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Em uma semana, mais de 50 mil contribuintes declararam o IR em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Em uma semana, mais de 50 mil contribuintes declararam o IR em MS

Saiba como ter acesso a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Por Viviane Freitas | 18 março, 2022 - 12:46


Do dia 07 ao dia 14 de março, a  Receita Federal computou 53 mil declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física em Mato Grosso do Sul, a expectativa é que 478 mil contribuintes prestem contas este ano no estado. O prazo de entrega segue até 29 de abril.

Para facilitar as declarações, desde terça contribuintes com certificado digital ou login nível prata ou ouro no Portal gov.br (clique aqui para acessar) receberam a declaração pré-preenchida do imposto de renda. Com isso, o cidadão tem acesso a um formulário com informações recolhidas pelo fisco, auxiliando na construção da declaração, no entanto, conforme o contador Edvan Bonetti, é preciso estar atento a essas informações.

“Nessa declaração vem as informações de rendimentos, de bens, de pagamentos, das fontes pagadoras que o governo tem conhecimento. Óbvio que é necessário o contribuinte fazer a verificação se os dados estão corretos para depois fazer a transmissão para a Receita”, explicou.

Até o ano passado a declaração pré-preenchida só estava disponível mediante certificação digital, que é basicamente uma assinatura eletrônica. Foi só a partir deste ano que o recurso foi ampliado. Com isso, há a expectativa de mais contribuintes declararem o imposto, por conta da facilidade dos dados pré-preenchidos.

“A ideia é exatamente essa, o governo facilitar o contribuinte na confecção do imposto de renda. Ocorre muito de o contribuinte esquecer um documento, alguma informação, então a ideia dessa declaração é de evitar que ele se esqueça e deixe de fazer alguma declaração”, disse Edvan.

Em suma, os contribuintes são responsáveis por confirmar os dados informados, bem como mudar, incluir ou excluir informações necessárias, como deduções adicionais que não constavam na declaração pré-preenchida. Os sul-mato-grossenses que ainda não possuem conta no gov.br ou estão no nível bronze podem fazer cadastro ou aumentar o nível de segurança no site ou no aplicativo (disponível para iOS e Android).

Contribuintes que enviarem a declaração fora do prazo determinado, ou seja, após o dia 29 de abril, pagam multa mínima de R$ 165,74 ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. “É possível fazer também a apresentação fora do prazo, com multa. Se der acima de R$165,14 é o valor apurado. Se der inferior esse é o valor da multa mínima”, explicou o contador

Segundo Edvan, o período de devolução para restituição do primeiro lote vem, normalmente, em julho e segue até novembro. “Quem tem imposto a pagar pode parcelar em até oito vezes, a primeira cota vence no dia 29 de abril. Quem tem restituição, o governo tem algumas prioridades; pessoas com deficiência, aposentados, etc. Passando essas, aí entram os outros contribuintes de acordo com a dará de apresentação (da declaração). Quanto antes você apresentar, mais rápido vem a restituição”, finalizou.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções