Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Fim da obrigatoriedade de frentistas pode comprometer 5 mil empregos no Mato Grosso do Sul - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Fim da obrigatoriedade de frentistas pode comprometer 5 mil empregos no Mato Grosso do Sul

Texto, de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) prevê que os postos se adaptem para o autoatendimento.

Por João Paulo Ferreira | 27 setembro, 2021 - 10:03

A proposta de emenda à Medida Provisória 1.063, que permite a venda direta de etanol entre usinas e postos e dá fidelidade à bandeira de postos de combustíveis, acaba com a obrigatoriedade dos frentistas.

O texto, de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) prevê que os postos se adaptem para o autoatendimento. Se a proposta avançar, 5 mil empregos podem ser extintos em Mato Grosso do Sul.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Mato Grosso do Sul (Sinpospetro-MS), José Hélio da Silva, não concorda com a proposição

“Nós somos contra porque gera um grande desemprego na categoria, em torno de 4,5 mil e 5 mil. Nós achamos também que não é o salário do trabalhador que eleva o preço da gasolina. Nós acreditamos que não vai passar e nossa categoria está trabalhando contra, que é para não desempregar o pai de família”, ressalta.

No Brasil, segundo a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Fenepospetro), mais de 500 mil trabalhadores ficariam desempregados.

“Não é verdade, como afirma erroneamente a emenda, que a manutenção dos trabalhadores frentistas eleva o preço dos combustíveis. A Petrobras e o governo são os órgãos que determinam esse valor. O salário dos trabalhadores no preço final é insignificante em relação ao preço dos combustíveis”, afirmou a entidade em nota.

 

Nova Andradina celebra a entrega de 900 Contratos de Concessão de uso para produtores rurais

 

Governador sanciona lei que reduz ICMS da energia elétrica para 1 milhão de unidades consumidoras

Mais Notícias
Política

VÍDEO: Coordenador de campanha de Aires Cafure tenta comprar votos em Bela Vista

27 setembro, 2024

Cultura

Oswaldo Montenegro, Atitude 67 e Henrique & Diego agitam fim de semana no MS

27 setembro, 2024

OSM Entrevista

Zé Du transforma luto em liderança social e muda vidas com o Projeto Amar MSL

27 setembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções