Por João Paulo Ferreira | 6 dezembro, 2022 - 14:01
Os empresários do Centro-Oeste que pretendem expandir suas possibilidades de negócio nos próximos meses têm a chance de conseguir levantar dinheiro utilizando o FCO, o Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
Ele pode ser usado por empresas e produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, além das cooperativas de produção que desenvolvam atividades produtivas nos setores agropecuário, mineral, industrial e agroindustrial, preferencialmente pequenos tomadores. Uma das grandes vantagens do FCO está no prazo de pagamento. Para se ter uma ideia, para comércio e serviços o prazo é de até 12 anos, com até 3 de carência.
Podem requerer o financiamento, empreendedores que busquem adquirir bens e serviços necessários à implantação, ampliação, modernização, reforma, adequação ambiental e sanitária ou relocalização de empreendimentos industriais, agroindustriais, de infraestrutura econômica, turísticos, comerciais, de serviços, de ciência, tecnologia e inovação.
O consultor César Sena, da Insight Consultoria, explica que o uso do FCO é bastante plural. “Com ele, é possível financiar reformas, construção, ampliação e modernização de empresas e aquisição de máquinas, móveis e equipamentos bem como até 30% de Capital de Giro sobre o investimento, sendo que o prazo do Giro é o mesmo do investimento, ou seja, até 12 anos”, pontua.
Jorci Maia, também consultor da Insight Consultoria, apesar de o ano estar chegando ao fim, ele afirma que sempre é possível ir em busca desse fundo ou mesmo já aproveitar a reta final de 2022 para organizar o próximo ano que está chegando. “Independente de governo, o FCO é sempre uma opção para os empreendedores, pois ele foi criado pela Constituição Federal de 1988”, garante. Ele esclarece que o objetivo de sua criação é trazer desenvolvimento econômico e social da região mediante programas de financiamento aos setores produtivos, buscando maior eficácia na aplicação dos recursos.
Em 2022, foram disponibilizados R$2.3 bilhões para o fundo, metade para o FCO Empresarial e metade para o Rural.
Para tirar dúvidas e difundir mais informações sobre esse fundo de investimento, Jorci, Cesar e os consultores da Insight publicam semanalmente dicas e sugestões de como o FCO pode facilitar a vida dos empresários sul-mato-grossenses. A equipe é constituída, em grande parte, por ex-administradores do Banco do Brasil, especialistas em encontrar as melhores soluções de negócios. Para conferir, basta acessar https://www.instagram.com/insightconsultoriams/
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções