Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Geladeiras devem ter nova etiqueta com indicação do consumo de energia - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Geladeiras devem ter nova etiqueta com indicação do consumo de energia

A regra vale tanto para os eletrodomésticos fabricados no país quanto para importados.

Por Viviane Freitas | 1 julho, 2022 - 16:10

As geladeiras que chegarem ao comércio brasileiro, a partir desta sexta-feira (1°), deverão exibir a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica (Ence) do Inmetro ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A regra vale tanto para os eletrodomésticos fabricados no país quanto para importados.

Conforme as informações da Agência Brasil, além de informações sobre conservação de energia, as novas etiquetas devem apresentar um QR Code que, no primeiro momento, vai remeter o consumidor ao status do registro do refrigerador, “se ele está ativo, inativo, suspenso ou cancelado”.

O chefe da Divet (Divisão de Verificação e Estudos Técnicos Científicos) do instituto, Hércules Souza, explica que, “na verdade, tem que estar sempre ativo. Significa dizer que aquele refrigerador atende os requisitos estabelecidos no regulamento e tem liberação aprovada pelo Inmetro para ser comercializado no mercado nacional”.

Segundo ele, inicialmente, o QR Code vai fazer apenas o link com a página de registro, e o próprio consumidor poderá conferir o status do registro daquele refrigerador, mas existe um projeto para que outras informações possam ser acessadas por meio do QR Code.

A ideia do Inmetro é disponibilizar uma plataforma em que os usuários poderão ter acesso a vídeos informativos, além de uma calculadora de gastos para ter ideia sobre o consumo e o valor que o uso vai representar na conta de energia. O Instituto vai contratar ainda este mês a empresa responsável por criar este sistema.

Comparação
“Vai ser possível, usando os valores de cobrança de energia elétrica da região, definir de maneira mais qualificada financeiramente essa informação. E ele (o consumidor) poderá fazer outra coisa, que é comparar refrigeradores da mesma categoria em termos de volume. Ele poderá ainda dizer qual deles é o mais econômico, tem maior eficiência em termos energéticos e também monetários”.

Segundo o técnico do Inmetro, a ideia é criar uma ferramenta a fim de promover ainda mais subsídios para a tomada de decisões do consumidor, usando a etiqueta de eficiência nacional de conservação de energia. A previsão é que a plataforma-piloto esteja pronta para ser testada até o fim deste ano. Os condicionadores de ar serão o segundo produto a ganhar QR Code na etiqueta.

A nova etiqueta para geladeiras introduz as subclasses A+++, A++ e A+ para classificar os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”.

O comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga.

 

 

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções