Por Viviane Freitas | 15 julho, 2021 - 11:17
Após receber pedidos do setor produtivo, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que estuda enviar uma proposta para isentar o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica durante a vigência da bandeira vermelha .
“Eu recebi alguns pedidos de alguns setores da economia – comercial, industrial, produtivo – e estamos fazendo um estudo. Estamos conversando em nível nacional, porque essa isenção teria que passar também pelo aval do Conselho Nacional de Política Fazendária [Confaz] ”, disse o governador ao Correio do Estado.
“Existe uma simpatia no governo de talvez a gente encaminhar um projeto no sentido de isentar o ICMS sobre a bandeira vermelha, que diminuiria um pouco esse impacto. Então estamos fazendo os estudos de impacto e vamos chamar todo esse setor produtivo para discutir ”, considerou Azambuja.
Em visita ao Correio do Estado, o secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel, publicada pesquisa publicada ontem que mostra que a maioria da população da Capital defende desconto no ICMS da energia durante os períodos de bandeira tarifária vermelha.
A medida passou a ser discutida após o aumento na cobrança extra da conta de energia elétrica. A bandeira vermelha patamar 2 começou a valer desde o mês de junho em todo o País.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os novos reajustes serão discutidos para os próximos meses para amenizar o impacto do acionamento das usinas térmicas, que precisam de uma energia mais cara, durante o período de baixa nos reservatórios das hidrelétricas.
O impacto real nas contas de energia é de 5% de aumento durante a vigência da bandeira vermelha patamar 2.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções