Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Hortas urbanas dobram em dois anos e transformam paisagens de Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Hortas urbanas dobram em dois anos e transformam paisagens de Campo Grande

Aumento significativo de hortas urbanas promove sustentabilidade e gera renda na Capital

Por João Paulo Ferreira | 2 julho, 2024 - 11:03

A paisagem de Campo Grande tem se transformado rapidamente nos últimos dois anos com a proliferação de hortas urbanas. Desde abril de 2022, o número dessas hortas dobrou, passando de 126 para 263. Destas, 188 têm fins comerciais e 75 são destinadas a projetos sociais.

A iniciativa, apoiada pela Prefeitura de Campo Grande através da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. O projeto visa erradicar a pobreza, garantir alimento seguro e saudável para milhares de famílias e promover a geração de renda por meio de uma produção sustentável.

Anturi Matos de Oliveira, que iniciou sua horta no Bairro Jardim Centenário há três meses, é um exemplo do impacto positivo do projeto. Seus dois hectares de terra, antes ociosos, agora abrigam 93 canteiros com diversas hortaliças. “Procurei a Sidagro e recebi todo o apoio para começar. Todos os canteiros foram abertos com maquinário da Prefeitura, e também ganhei 500 quilos de adubo e 18 bandejas de mudas”, conta Oliveira. Ele vende seus produtos diretamente aos moradores e restaurantes locais, promovendo o consumo de alimentos frescos.

Outro exemplo é a horta retomada no Asilo São João, que começou a funcionar há um mês. A horta não só complementa a alimentação dos 90 idosos e trabalhadores do asilo, como também serve como ferramenta de terapia ocupacional. “As hortas ajudam na terapia ocupacional dos idosos, complementam a alimentação e, quando há excedente, geram renda para o asilo”, explica Gercino José dos Anjos, presidente do Asilo São João Bosco.

Ademar Silva Júnior, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, destaca que o aumento das hortas urbanas fortalece a produção de alimentos frescos e saudáveis, reduzindo a dependência de produtos de outros estados. “É preciso incentivar práticas agrícolas mais sustentáveis, permitindo que a economia local prospere. O fomento à agricultura familiar foi intensificado nos últimos anos, resultando no dobro de hortas urbanas em dois anos”, ressalta.

A Sidagro, por meio do programa Agricultura Forte e Sustentável, oferece orientação, maquinário agrícola, mudas e adubos aos pequenos produtores para que possam produzir com mais qualidade e competitividade. Em 2023, a Sidagro distribuiu mais de 93 mil mudas de hortaliças e verduras e 600 toneladas de adubo orgânico, beneficiando a agricultura familiar.

Essa expansão das hortas urbanas em Campo Grande não só transforma a paisagem urbana, mas também promove uma economia mais sustentável e resiliente, melhorando a qualidade de vida de seus moradores.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções