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Inflação em Campo Grande fecha 2023 com alta acumulada de 4,76%

IPCA registrou variação mensal de 0,43% em dezembro, impulsionado pelo grupo Alimentação e Bebidas

Por João Paulo Ferreira | 11 janeiro, 2024 - 18:07

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Campo Grande apresentou uma variação de 0,43% no mês de dezembro de 2023, marcando o quinto mês consecutivo de crescimento. Este resultado contribuiu para que o IPCA fechasse o ano com uma alta acumulada de 4,76% na capital sul-mato-grossense. Comparativamente, o IPCA nacional para o mesmo mês foi de 0,56%, resultando em uma alta anual de 4,62%.

O aumento do IPCA em Campo Grande foi influenciado principalmente pelo grupo Alimentação e Bebidas, que apresentou a maior variação e impacto no índice com 1,44% e 0,31 ponto percentual, respectivamente. Produtos como repolho, batata-inglesa, feijão carioca, tomate, frutas e arroz foram os principais responsáveis por esse aumento. Em contrapartida, o leite longa vida registrou uma queda de 0,96%.

Outros grupos que apresentaram alta foram Despesas Pessoais (0,79%) e Artigos de Residência (0,61%). O primeiro foi impulsionado por subitens como manicure, serviço de higiene para animais, cabeleireiro e barbeiro, enquanto o segundo teve como destaques as altas nos subitens ar-condicionado, utensílios para bebê e conserto de bicicleta.

Por outro lado, o grupo Habitação teve uma queda de 0,10%, com baixas em subitens como amaciante e alvejante, detergente e material hidráulico. O grupo Saúde e Cuidados Pessoais registrou um aumento modesto (0,10%), com subgrupos como serviços médicos e plano de saúde apresentando variações positivas.

O grupo Transportes permaneceu estável (0%), com um equilíbrio entre altas e quedas em subitens como gasolina e etanol, e veículos próprios. O grupo Vestuário teve uma variação mensal de 0,09%, com destaque para as quedas nos subitens camisa e camiseta infantil e lingerie.

Finalmente, o grupo Educação apresentou uma variação de 0,27% em dezembro, influenciada por subitens como livros didáticos e artigos de papelaria, enquanto o grupo Comunicação registrou uma variação de 0,13%, influenciada por quedas e altas em subitens como plano de telefonia fixa e aparelho telefônico.

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