Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação IPCA de Campo Grande registra alta em agosto, quebrando ciclo de deflação - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

IPCA de Campo Grande registra alta em agosto, quebrando ciclo de deflação

Dados mostram variações significativas em diversos setores, incluindo habitação e alimentos

Por Redação | 13 setembro, 2023 - 15:50

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Campo Grande registrou uma alta de 0,27% em agosto, rompendo com o ciclo de deflação observado nos meses de junho e julho. No acumulado do ano, o IPCA da cidade tem uma alta de 3,07%, e nos últimos 12 meses, de 3,98%.

Setores em Destaque

Dos nove grupos investigados, oito apresentaram aumento. O grupo Habitação teve o maior aumento, com 1,06%, enquanto o grupo Transportes teve o maior impacto, com 0,18 pontos percentuais e aumento de 0,84%. O único grupo com variação negativa foi Alimentos e Bebidas, com queda de 1,5%.

Alimentação em Queda

O grupo Alimentação e Bebidas registrou queda pelo quarto mês consecutivo, principalmente devido à redução nos preços da alimentação no domicílio. Itens como batata-inglesa e repolho tiveram quedas expressivas nos preços, enquanto a banana-d’água e o peixe-pintado apresentaram altas.

Energia Elétrica e Habitação

O grupo Habitação foi impulsionado principalmente pelo aumento de 3,66% no preço da energia elétrica residencial. Segundo André Almeida, gerente do IPCA/INPC, o aumento foi influenciado pelo fim da incorporação do bônus de Itaipu.

Saúde, Vestuário e Transportes

O grupo Saúde e Cuidados Pessoais acelerou devido ao aumento nos preços dos itens de higiene pessoal. O grupo Vestuário teve alta puxada por subitens como tênis e calça comprida infantil. Já o grupo Transportes foi influenciado pelo aumento nos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina e do óleo diesel.

Outros Grupos

Os grupos Despesas Pessoais, Educação e Comunicação também registraram altas, influenciados por subitens como depilação, curso de idioma e serviços de streaming, respectivamente.

Perspectivas e Impactos

Os dados do IPCA de Campo Grande refletem as variações de preços em diversos setores e podem ter impactos significativos no custo de vida da população. A quebra do ciclo de deflação pode indicar uma tendência de estabilização ou até mesmo de aumento nos preços para os próximos meses.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções