Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Maior produtor de carne bovina do mundo, Brasil poderá importar carne, diz Tereza Cristina - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Maior produtor de carne bovina do mundo, Brasil poderá importar carne, diz Tereza Cristina

Ministra disse que medida pode ser tomada para equilibrar o mercado

Por João Paulo Ferreira | 25 novembro, 2019 - 16:50

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira (25) que o Brasil, maior exportador global de carne bovina, pode começar a importar carne para equilibrar o mercado. Pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, da FGV, a carne bovina apareceu entre os destaques em novembro, com alta de 5,26%, dez vezes mais do que em outubro. Em novembro, o Índice de Preços ao Consumidor constatou alta de 6,04% no contrafilé, enquanto em outubro havia subido 2,69%.

“O Brasil é grande exportador, mas pode importar carne se precisar para dar um equilíbrio ao mercado”, disse a ministra.

A declaração foi dada durante a inauguração de uma indústria e refinaria de óleo de soja em Dourados, a 230 Km de Campo Grande. A ministra ainda afirmou que o mercado vive uma euforia momentânea.

“O produtor rural aguentou muitos anos, isso é um momento de equilíbrio dessa cadeia produtiva. A cadeia vive um momento de euforia, mas já já esse mercado vai equilibrar, os preços não serão mais praticados a 2 meses atrás, mas com certeza eu acho que essa euforia não continua, é um momento de ajuste da carne brasileira”, explicou

Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafigo), um dos fatores que levou ao aumento interno do preço da carne brasileira foi o crescimento das exportações, principalmente para a China.

Com impulso dos chineses, que elevaram as compras de carne bovina do Brasil em 23,6% de janeiro a outubro, para cerca de 320 mil toneladas, o país exportou 11% mais no período, para 1,47 milhão de toneladas, de acordo Abrafrigo.

Além da forte demanda da China após novas habilitações de indústrias de bovinos pelos chineses — que passaram de 16 no início do ano para 40 unidades atualmente, segundo a Abrafrigo –, um dólar em máximas históricas frente ao real também favorece as exportações.

Não fossem poucos os fatores de alta, a proximidade das festas de final de ano gera uma demanda adicional por carnes, há o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro neste mês e uma oferta mais restrita de bovinos prontos para o abate.

Com informações do site G1

Mais Notícias
Brasil

Vocalista do Molejo, Anderson Leonardo morre aos 51 anos após batalha contra câncer

26 abril, 2024

Polícia

PRF apreende 145 kg de maconha em Fátima do Sul e recupera veículo roubado

26 abril, 2024

Entretenimento

Festival da juventude e shows imperdíveis movimentam o fim de semana na Capital

26 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções