Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mato Grosso do Sul apresenta crescimento expressivo na abertura de empresas e lança programa para agilizar processos empresariais - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Mato Grosso do Sul apresenta crescimento expressivo na abertura de empresas e lança programa para agilizar processos empresariais

Expansão econômica reflete no aumento de novos negócios e na implementação de medidas para facilitar empreendedorismo

Por João Paulo Ferreira | 16 novembro, 2023 - 16:16

Mato Grosso do Sul registrou um notável crescimento na abertura de empresas em outubro deste ano, com um aumento de 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Este mês, 841 novas empresas foram abertas, superando as 722 constituições de outubro de 2022. Dados fornecidos pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) revelam que, no total, 8.679 empresas foram inauguradas no estado este ano, distribuídas entre os setores de serviços (6.223), comércio (2.128) e indústria (328).

Outubro teve destaque no setor de serviços, com 619 novas firmas, seguido pelo comércio com 193 e a indústria com 29. Campo Grande liderou em termos de novos estabelecimentos, com 375 inaugurações, seguida por Dourados (98) e Três Lagoas (27). O crescimento reflete o bom momento econômico do estado, potencializado pela chegada de grandes empreendimentos que, por sua vez, incentivam a criação de microempresas, especialmente na área de serviços.

Paralelamente, o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), lançaram o programa Balcão Único/MS Agiliza Empresas. Este programa, oficializado com a sanção de uma nova lei, visa simplificar e automatizar o processo de abertura de empresas no estado. O Balcão Único opera através de um formulário digital, coletando dados essenciais para o registro e funcionamento das empresas em Mato Grosso do Sul. Já no seu primeiro dia de operação, o programa assistiu na criação de uma empresa, com outras 52 solicitações em andamento.

O programa está alinhado à Lei da Liberdade Econômica, com foco em atividades de baixo risco, dispensadas de licenciamentos e alvarás tradicionais. Uma das características mais notáveis do Balcão Único é a isenção de taxas para micro e pequenos empresários que se enquadrem na lei, reduzindo significativamente os custos no início das operações.

A Lei do Balcão Único MS Agiliza abrange a constituição automatizada de empresas, aplicando o conceito de “one stop shop” (balcão único) dentro de um ambiente virtual único. Este procedimento estará inicialmente disponível para empresas individuais e sociedades limitadas de baixo risco. A Jucems, responsável pelo programa, também apoiará os municípios e órgãos de licenciamento na integração e implementação deste sistema.

Este movimento é um passo significativo para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, refletindo o compromisso do estado em promover um ambiente empresarial mais ágil e menos burocrático, além de apoiar o crescimento de pequenos negócios e a geração de emprego.

Mais Notícias
Cultura

Cultura de 7 nações trazem gastronomia e dança para Campo Grande

16 maio, 2024

Pantanal

Governo de MS instala bases avançadas dos bombeiros para combate a incêndios no Pantanal

16 maio, 2024

Saúde

Voluntários da saúde de Campo Grande se unem e vão atuar por 6 meses no RS

16 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções