Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mato Grosso do Sul lança agência de fomento para acelerar a economia - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Mato Grosso do Sul lança agência de fomento para acelerar a economia

Novo projeto oferece crédito e suporte para pequenos negócios no estado

Por João Paulo Ferreira | 2 agosto, 2024 - 11:06

Governador Eduardo Riedel, ao lado dos também governadores Carlos Massa e Eduardo Leite; na sequência, mais ao fundo, Jorginho Mello – Foto: Álvaro Rezende

Mato Grosso do Sul anunciou a criação de uma agência de fomento econômico em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A iniciativa foi revelada nesta quinta-feira (1º) pelo governador Eduardo Riedel durante sua posse na presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em Campo Grande.

O projeto da agência de fomento está sendo estudado há cerca de um ano e visa a inserção de MS como sócio do BRDE, permitindo o acesso a recursos financeiros significativos. A previsão é que a agência esteja operacional em seis meses, após a aprovação pelo Banco Central.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância da agência, afirmando que ela representará uma nova opção de financiamento para empresários locais, estimulando a industrialização e novos negócios. “A agência de fomento vai proporcionar alternativas de financiamento para projetos com critérios bem definidos”, afirmou Riedel.

Jaime Verruck, secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), enfatizou que a criação da agência permitirá a MS ter seu próprio banco de financiamento, atendendo especialmente pequenos empresários e utilizando recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

O evento contou com a presença dos governadores Eduardo Leite (RS), Jorginho Mello (SC) e Carlos Massa, o Ratinho Junior (PR), que apoiaram a entrada de MS no BRDE.

Formato inovador

Inicialmente, foi considerada a sociedade direta com o BRDE, mas os custos elevados levaram à escolha de uma parceria. A agência será formada com 51% de participação do Estado de MS e 49% do BRDE, um formato inovador no Brasil. “Será a primeira experiência brasileira sob essa forma”, afirmou Verruck, destacando que a parceria ampliará o apoio ao empresariado local.

Com a presidência de Eduardo Riedel no Codesul, Mato Grosso do Sul ganha uma ferramenta crucial para o desenvolvimento econômico, aumentando as oportunidades de crédito para micro e pequenos empreendedores no estado.

Mais Notícias
Polícia

Homem é encontrado morto com marcas de tiros em estrada vicinal próxima ao Terras do Golfe

12 outubro, 2024

Brasil

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos

12 outubro, 2024

Esportes

VÍDEO: Pescadora fisga jaú gigante e comemora conquista no Rio Dourados

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções