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Mato Grosso do Sul registra queda de 2,6% nas vendas do comércio

No ano de 2022, o comércio varejista acumula crescimento de 6,6%

Por João Paulo Ferreira | 11 janeiro, 2023 - 13:54

O volume de vendas do comércio varejista sul-mato-grossense apresentou queda de 2,6% na passagem de outubro para novembro. Na série sem ajuste sazonal, frente a novembro de 2021, o comércio varejista cresceu 4,8%, representando treze meses de alta consecutiva. No ano de 2022, o comércio varejista acumula crescimento de 6,6%, enquanto a variação acumulada nos últimos doze meses é de 6,3%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, houve queda e 1,6% no mês de novembro. No volume de vendas, em relação a novembro do ano anterior, MS apresentou taxa positiva de 2,1%. No ano, o acumulado é de 4,7% e nos últimos 12 meses alta de 4,9%.

No Brasil, cinco atividades do varejo avançaram na comparação com novembro de 2021

Frente a novembro de 2021, o varejo apresentou cinco setores com resultados positivos: Combustíveis e lubrificantes (27,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,5%), Móveis e eletrodomésticos (3,0%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (1,1%). As outras três atividades apresentaram queda: Tecidos, vestuário e calçados (-16,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,5%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-0,5%).

No varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças teve resultado de -5,5%, enquanto Material de construção caiu 10,9% em relação ao mesmo período de 2021.

De acordo com o pesquisador, Cristiano Santos, a Black Friday, que acontece no fim de novembro, não resultou em
números muito positivos para o comércio varejista. Uma atividade que costuma ficar mais aquecida no período é a de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que recuou após dois meses de crescimento expressivo.

“Esse desempenho mais fraco da Black Friday contribui fortemente para o resultado negativo do setor varejista em
novembro. As condições macroeconômicas, como a falta de crescimento de crédito, a alta dos juros, a estabilidade do valor do Auxílio Brasil e a volta da inflação, acabam impactando a renda das famílias e diminuem o consumo”, explica Cristiano.

Vendas caem em 20 Unidades da Federação em relação a outubro

Em novembro, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista variou -0,6% com resultados negativos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amapá (-5,6%), Alagoas (-3,9%) e Maranhão (-2,7%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram seis Unidades da Federação, com destaque para Tocantins (2,4%), Piauí (1,5%) e Espírito Santo (1,5%). Santa Catarina apresentou estabilidade (0,0%) na passagem de outubro para novembro de 2022.

Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre outubro e novembro de 2022 também foi de -0,6%, com resultados negativos em 14 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Alagoas (-5,6%), Amapá (-3,3%) e Minas Gerais (-2,7%). Treze Unidades da Federação ficaram no campo positivo, com destaque para Tocantins (9,8%), Sergipe (3,7%) e Rondônia (2,2%).

Na comparação anual, as vendas sobem em 14 das 27 Unidades da Federação

Frente a novembro de 2021, o comércio varejista nacional avançou 1,5%, com resultados positivos em 14 das 27 UFs, com destaque para Roraima (13,3%), Alagoas (11,4%) e Mato Grosso do Sul (9,5%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 13 Unidades da Federação, com destaque para Bahia (-5,3%), Goiás (-3,8%) e Acre (-3,6%).

Considerando o comércio varejista ampliado, o indicador interanual apresentou variação de 0,3%, com resultados
positivos em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Paraíba (22,5%), Amapá (9,9%) e Tocantins (8,4%). Onze Unidades da Federação ficaram no campo negativo, com destaque para Pernambuco (-14,9%), Bahia (-9,7%) e Ceará (-5,8%).

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