Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mato Grosso do Sul registra queda na desocupação e mantém baixo índice nacional - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Mato Grosso do Sul registra queda na desocupação e mantém baixo índice nacional

Economia demonstra fortalecimento com redução da taxa de desemprego

Por João Paulo Ferreira | 23 novembro, 2023 - 16:57

O estado de Mato Grosso do Sul apresentou um significativo avanço no cenário de empregabilidade, conforme indicam os recentes dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação no estado caiu de 5,10% para 4% em um ano, segundo a análise da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com dados referentes ao terceiro trimestre.

Essa queda na desocupação representa uma redução de 20% na quantidade de pessoas desempregadas, passando de 75 mil para 60 mil indivíduos. Este dado coloca Mato Grosso do Sul como o estado com a quarta menor taxa de desocupação do Brasil, ficando atrás somente de Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina.

A Pnad Contínua, que avalia aspectos como emprego, desemprego e subemprego nos setores público e privado, destaca que a taxa de desocupação contempla indivíduos acima de 14 anos que não estão empregados e buscam ativamente por trabalho.

Além disso, Mato Grosso do Sul se destaca por ter o segundo maior contingente de população ocupada do país, com 64,2%, ficando atrás apenas de Santa Catarina. Em termos absolutos, o estado conta com 2,237 milhões de pessoas em idade de trabalhar, das quais 1,437 milhões estão ativamente empregadas, seja no setor privado ou público.

Interessantemente, enquanto o setor privado emprega 732 mil pessoas, o público conta com 220 mil trabalhadores. Paralelamente, observa-se uma redução tanto no número de pessoas subutilizadas quanto nas que atuam no setor informal. O primeiro grupo caiu de 176 mil para 143 mil, enquanto o segundo teve uma diminuição de 469 mil para 458 mil trabalhadores.

Estes dados não apenas refletem um cenário econômico positivo para o estado de Mato Grosso do Sul, mas também sinalizam uma tendência de melhoria na qualidade de empregos oferecidos, considerando a redução de trabalhos informais e subutilizados.

Mais Notícias
Polícia

Acidente fatal na BR-463 em Ponta Porã resulta em uma morte e um ferido grave

15 maio, 2024

Entretenimento

AACC/MS promove festa junina solidária em junho para apoiar crianças com câncer na Capital

15 maio, 2024

Economia

Exportações de Mato Grosso do Sul atingem US$ 3,1 bilhões em 2024

15 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções