Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mato Grosso do Sul registra recorde na abertura de empresas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Mato Grosso do Sul registra recorde na abertura de empresas

Mais de 10 mil novas empresas impulsionam o crescimento econômico do Estado

Por João Paulo Ferreira | 8 janeiro, 2024 - 15:35

Mato Grosso do Sul atingiu um marco significativo no ano de 2023, estabelecendo um recorde histórico na abertura de empresas. Segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), foram abertas 10.117 novas empresas no estado, superando o total de 9.602 empresas constituídas em 2022, um aumento de 5,36%.

Esse crescimento representa o quarto ano consecutivo de recordes em abertura de empresas na região. Jaime Verruck, secretário da Semadesc, atribui este sucesso às inovações digitais implementadas pela Jucems desde 2019 e às políticas públicas focadas no desenvolvimento econômico sustentável e social promovidas pelo governador Eduardo Riedel.

A economia de Mato Grosso do Sul tem apresentado um crescimento robusto, superando a média nacional, o que reflete diretamente na abertura de novas empresas. O governo estadual tem investido fortemente em tecnologia para agilizar esse processo. Com o programa MS Agiliza Empresas da Jucems, por exemplo, os procedimentos de registro empresarial estão se tornando mais rápidos e simplificados.

A adesão de todas as prefeituras municipais à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a implementação do Balcão Único, iniciado em Chapadão do Sul, são exemplos dessas iniciativas. Essas medidas visam facilitar processos para atividades de baixo impacto e integrar licenças necessárias, como as emitidas pelo Corpo de Bombeiros.

O diretor-presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, destaca a redução significativa no tempo necessário para abrir uma empresa, que passou de dias para apenas algumas horas.

Em 2023, o setor de Serviços liderou a abertura de novas empresas (7.285), seguido pelo Comércio (2.456) e pela Indústria (376). Campo Grande foi o município com o maior número de empresas abertas (4.331), seguido por Dourados (1.209) e Três Lagoas (436).

Este avanço notável no cenário empresarial de Mato Grosso do Sul sinaliza uma tendência positiva para o desenvolvimento econômico e a inovação no estado.

Mais Notícias
Clima

Semana começa com calor de até 38°C em Mato Grosso do Sul

25 novembro, 2024

Polícia

Homem incendeia casa com duas crianças em Aral Moreira por disputa de terras

24 novembro, 2024

Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções