Por João Paulo Ferreira | 12 julho, 2024 - 10:17
A produção de biogás e biometano em Mato Grosso do Sul está prestes a receber um impulso significativo. A Adecoagro anunciou um investimento de R$ 225 milhões para expandir a sua planta em Ivinhema, com apoio do Governo do Estado. O projeto prevê a quintuplicação da produção de biometano a partir da vinhaça da cana-de-açúcar, reforçando o compromisso do estado com a energia renovável, geração de empregos e diversificação da economia.
Durante o anúncio do novo investimento, o governador Eduardo Riedel destacou a importância do projeto para a região e para o estado. “Uma empresa que desenvolve com ciência e conhecimento novas tecnologias, que quebram barreiras. Muito orgulho chegar ao município e ver os reflexos deste investimento para as pessoas. Nosso objetivo é criar um bom ambiente de negócios no Estado, que dê confiança para a iniciativa privada”, afirmou Riedel, que chegou ao evento dirigindo um veículo movido a biometano.
A expansão incluirá a construção de dois novos biodigestores, com capacidade de produzir até 30 mil Nm³ de biometano por dia até 2027. A obra, que se iniciará no segundo semestre deste ano, será realizada em uma área de 20 mil metros quadrados da usina e deverá criar 80 novos empregos durante a construção e mais 40 após o início das operações.
O vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro no Brasil, Renato Junqueira Santos Pereira, destacou os benefícios da expansão. “A expansão da nossa planta de biometano traz inúmeros benefícios e comprova a capacidade da Adecoagro de criar, desenvolver e inovar. Este projeto é modular, tecnologicamente avançado e economicamente viável, operando 365 dias do ano. O biogás extraído da vinhaça é integrado à nossa produção de etanol, açúcar e energia, permitindo diversas aplicações”, explicou Pereira.
O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, também comentou sobre o impacto positivo do projeto na cidade. “Temos que agradecer pela geração de empregos e a prosperidade que leva ao nosso município”, afirmou Ferro.
Desde 2010, a Adecoagro tem investido em pesquisas com biogás e biometano, inaugurando seu primeiro biodigestor em 2018. Em 2021, a companhia se tornou a primeira usina do Brasil a emitir Certificados de Gás Natural Renovável, os GAS-REC. Atualmente, cerca de 130 equipamentos da empresa utilizam biometano.
Mato Grosso do Sul é um destaque nacional na produção de biogás, com um crescimento significativo no número de plantas de produção de biocombustível nos últimos anos. O programa MS Renovável, do Governo do Estado, tem sido um fator crucial para esse crescimento. A Usina de Ivinhema, uma das três produtoras de biometano no estado, já tem uma capacidade de produção de 2,4 milhões de Nm³/ano.
Os incentivos ao biogás e biometano fazem parte da 2ª edição do Programa ‘Baixar Impostos para fazer dar certo’, que visa reduzir a carga tributária e estimular a produção de energia renovável no estado. O governador assinou um decreto para beneficiar ambos com uma redução da base de cálculo do ICMS, passando a ter uma carga tributária de 12% (saídas internas), com crédito outorgado de 85% (saídas internas) e 90% nas saídas interestaduais.
Também participaram do evento os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc), além do deputado estadual Pedro Caravina.
12 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções