Por Viviane Freitas | 12 junho, 2024 - 12:02
O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 360,22 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul este ano, um montante 7% inferior ao registrado no ano passado. Esses dados são provenientes de uma pesquisa de intenção de consumo e comemorações, realizada em parceria pelo IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS) e o Sebrae-MS.
Para impressionar, espera-se que o gasto médio com presentes seja de R$ 247,06, totalizando R$ 189,60 milhões. Para comemorações, a média de gasto é de R$ 215,49, totalizando R$ 170,61 milhões.
Em relação ao que comprar, 25,79% dos entrevistados vão considerar a escolha do parceiro; 59,96% a qualidade do presente; 7,80% o presente que viram na vitrine; 2,79% as dicas de amigos e familiares; e 2,41% as propagandas.
As preferências de presentes são: roupas (25%); perfumes (24%); calçados (15%); flores (13%); bolsas e acessórios (10%); e joias (8%).
Entre os que não vão dar presentes, a maioria afirmou estar solteira. Outros motivos incluem a falta de dinheiro e a percepção de que a data é apenas uma invenção comercial.
O presidente do IPF-MS, Edison Araújo, aconselha os empresários a prepararem suas equipes, vitrines e oferecerem combos especiais para atrair consumidores, além de ficarem atentos às prioridades dos compradores.
“A pesquisa revela que 67% dos consumidores pretendem comprar à vista, e oferecer um bom desconto pode ser um grande atrativo, além da qualidade do produto, que também é uma prioridade. O empresário deve inovar e aproveitar datas comemorativas como esta para reforçar o caixa, melhorar o fluxo e obter um alívio financeiro”, afirma Araújo.
Quanto ao local de compra, 65,16% preferem o Centro; 15,30% optam por compras online; 9,43% nos bairros; 7,99% nos shoppings; e 1,92% em galerias.
Os principais atrativos na hora de pagar são: pagamento à vista (67,36%); parcelamento (22,95%); atendimento (3,23%); e variedade (1,96%).
Entre aqueles que vão comemorar a data, a maioria escolheu restaurantes (55%), enquanto a segunda opção foi comemorar em casa (18%).
A pesquisa ouviu 2.015 pessoas entre os dias 29 de abril e 4 de maio, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro da pesquisa é de 5% a 6%, com um intervalo de confiança de 95%.
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