Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Nova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Nova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá

O projeto prevê a privatização e construção de 1.285 quilômetros de trilhos

Por Viviane Freitas | 22 setembro, 2021 - 9:59


Uma redução de até 30% no custo de transporte de grãos produzidos na região sul de Mato Grosso do Sul até o porto de Paranaguá, no Paraná, para a exportação. Essa é a projeção de especialistas com a viabilização do projeto da nova Ferroeste.

Segundo o governo de Mato Grosso do Sul, será uma nova estrada de ferro que vai ligar Maracaju – principal produtor de grãos do estado, a Paranaguá. Haverá ainda um ramal ligando Maracaju a Dourados, outro polo da agricultura sul-mato-grossense.

O projeto prevê a privatização e construção de 1.285 quilômetros de trilhos que devem transportar cerca de 38 milhões de toneladas no primeiro ano de operação, sendo que 26 milhões vão seguir para o porto de Paranaguá, rumo a outros países.

Todo o trecho da nova Ferroeste que não está no programa de autorização ferroviária deve ir a leilão em 2022 na Bolsa de Valores de São Paulo. O investimento estimado é de R$ 30 bilhões. A empresa ou grupo vencedor da concessão é quem vai executar a obra e terá o direito de explorar o trecho por 60 anos.

Os estudos de viabilidade técnico-econômica para desestatização já foram entregues pelos governadores Reinaldo Azambuja (PSDB), de Mato Grosso do Sul e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, ao Ministério da Infraestrutura.

Agora, o governo federal vai agendar uma série de apresentações do projeto para grupos e empresas interessadas em participar do leilão de concessão do empreendimento.

Mais Notícias
Polícia

Homem incendeia casa com duas crianças em Aral Moreira por disputa de terras

24 novembro, 2024

Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções