Por João Paulo Ferreira | 23 dezembro, 2023 - 11:40
O Procon/MS, vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), realizou uma pesquisa que revelou uma variação significativa nos preços de itens tradicionais da ceia de Natal. A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 15 de dezembro em Campo Grande, mostrou que a mesma mercadoria pode ter diferenças de preços chegando a 214,9%, como é o caso do abacaxi pérola.
A pesquisa, que avaliou preços em 14 estabelecimentos de atacado e varejo, apontou que a sidra, uma bebida alcoólica feita de maçã, teve uma variação de até 138,58%. Os panetones também apresentaram diferenças significativas, com variações de preço tanto na versão de frutas cristalizadas quanto na de chocolate. Entre as proteínas, o pernil teve a maior variação, com 206,65% de diferença entre as marcas pesquisadas.
Diante dessas variações, o Procon/MS aconselha os consumidores a fazerem uma lista de compras antes de sair para evitar compras por impulso e a compararem os preços entre diferentes estabelecimentos. A qualidade, peso, data de validade e tempo de entrega dos produtos também são fatores importantes a serem considerados. Para compras online, recomenda-se atenção especial à segurança da plataforma e à descrição dos produtos.
O Procon/MS oferece suporte aos consumidores em caso de dúvidas ou problemas nas relações de consumo. É possível entrar em contato pelo telefone 151 em dias úteis ou registrar reclamações online no site da instituição.
CONFIRA A PESQUISA COMPLETA
28 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções