Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Procon alerta para cobranças abusivas nas novas regras do cheque especial - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Procon alerta para cobranças abusivas nas novas regras do cheque especial

Órgão considera ilegal a cobrança da tarifa de clientes que não utilizam o benefício

Por João Paulo Ferreira | 9 janeiro, 2020 - 15:40

O Procon Campo Grande está notificando as instituições bancárias, através de uma cautelar administrativa que prevê em caso de descumprimento a aplicação de multa e até a suspensão do serviço prestado, para que se abstenham de cobrarem tarifas excedentes, conforme as novas regras do cheque especial.

O Banco Central editou a resolução 4.765, de 27 de novembro de 2019, e desde o dia 6 de janeiro, as instituições bancárias estão autorizadas a cobrar uma tarifa mensal de todos os clientes que tenham o limite disponível do cheque especial superior a R$ 500,00 (quinhentos reais), independentemente se estiverem usando ou não. De acordo com o BC, será de 0,25% do valor que exceder R$ 500,00 (quinhentos reais).

Conforme frisou o subsecretário Valdir Custódio criou-se uma nova cobrança, que utilizando ou não o limite, haverá possibilidade de incidência. “Essa medida é ilegal, inconstitucional e claramente desproporcional para com o consumidor que irá pagar por um serviço sem a sua efetiva utilização, isso é abusivo”.

Quem sofrer essa cobrança deve entrar em contato com o Procon Campo Grande através do WhatsApp (67) 984691001, nas redes sociais ou na sede do Procon à Avenida Afonso Pena, 3128, Centro.

Mais Notícias
Polícia

Homem de 24 anos é preso acusado de abusar da enteada de 8 anos

19 abril, 2024

Polícia

PRF apreende 166 kg de cocaína em rodovia de Miranda

19 abril, 2024

Polícia

Homem de 28 anos é esquartejado pelo ex-marido da namorada em Amambai

19 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções