Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Quer uma vaga de fim de ano? A época dos empregos temporários chegou e associação prevê 680 mil vagas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Quer uma vaga de fim de ano? A época dos empregos temporários chegou e associação prevê 680 mil vagas

Após uma retração na geração de vagas temporárias no primeiro semestre, associação espera crescimento com a chegada do fim do ano

Por Viviane Freitas | 21 outubro, 2022 - 11:13

Foto: Divulgação

A Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) prevê a geração de mais de 680 mil vagas temporárias no último trimestre do ano, impulsionadas principalmente por promoções como Black Friday e feriados de Natal e Ano Novo.

“O segundo semestre está respondendo acima de nossas expectativas. Com destaque para o movimento acelerado do turismo, tanto de lazer quanto de negócios”, afirma o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu. O primeiro semestre, no entanto, foi marcado por uma pequena retração de 4,6% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo ele, o setor de serviços deve ter destaque no período. Casas de eventos esportivos, shows, festivais; hotéis; feiras gastronômicas; cinemas; casas noturnas; bares que demitiram muito durante a pandemia, agora estão voltando a repor seus quadros de pessoal, se apoiando na modalidade do Trabalho Temporário.

“Esse setor foi muito prejudicado, mas agora possui o incentivo do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), instituído pela Lei nº 14.148/2021. Assim, com as festas de final de ano, a tendência é aumentar a contratação de temporários”, explica Abreu.

Já a Indústria segue liderando as contratações (55%) e o Comércio (15%) terá também um incremento, principalmente, pela alta demanda da Black Friday e do Natal. “Vale lembrar que os números se tratam de projeções e que também temos fatores que podem ameaçar o aumento das contratações, como o La Niña, por exemplo, que pode diminuir a produção dos grãos e impactar a produção na Indústria Alimentícia. Além disso, o dólar vem caindo. Mas, se estabilizar ou subir pode elevar as contratações temporárias pelo incentivo às exportações”, sinaliza o presidente da associação.

Por outro lado, Abreu sinaliza que com a definição da política nacional a tendência é que as contratações temporárias decolem. “Muitas empresas seguram as contratações para uma melhor análise do cenário nacional. Porém, assim como foi durante a pandemia, em momentos de incerteza ou instabilidade econômica, o mercado se apoia na modalidade do Trabalho Temporário para seguir atendendo suas demandas. Por isso, a expectativa na geração de vagas é positiva”.

 

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções