Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Renegociação de dívidas do Fies começa hoje em MS; veja quem pode aderir - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Renegociação de dívidas do Fies começa hoje em MS; veja quem pode aderir

Ao menos 20 mil estudantes estão inadimplentes em MS, cerca de 40% dos contratos

Por Viviane Freitas | 7 março, 2022 - 12:33

Nesta segunda-feira (7), tem início o prazo de renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que poderá beneficiar cerca de 20,6 mil universitários sul-mato-grossenses, que estão em dívida com o programa nos últimos três meses.

De acordo com dados do Ministério da Educação, solicitados pela reportagem, Mato Grosso do Sul possui 49.590 contratos vigentes de estudantes com o programa, e 37.785 estão em amortização – ou seja, já deram início ao pagamento, que poderá ter redução, conforme as parcelas são pagas.

Entretanto, ao menos 20.613 estão inadimplentes há mais de 90 dias, cerca de 40% dos contratos. Segundo a pasta, os descontos variam de acordo com a situação dos estudantes e podem ser de 12%, 86,5% ou 92% do valor atual da dívida.

O abono maior será destinado a quem tenha dívidas atrasadas há mais de um ano e que possuam inscrição no CadÚnico ou no Auxílio Emergencial.

Outros indivíduos com dívida há mais de 12 meses, mas sem inscrição nos programas sociais, terão desconto de 86,5%.

Por fim, o desconto de 12% é voltado para os inadimplentes com dívidas superiores a 90 dias – estes terão mais tempo para parcelar e terão multas e juros moratórios abatidos do valor da dívida.

Em quantas parcelas posso renegociar? De acordo com o governo federal, a medida prevê que o inadimplente que receba desconto de 12% realize parcelamento em até 150 vezes.

Além disso, quando este estudante pagar a primeira parcela, no valor mínimo de R$ 200, terá o nome limpo nos cadastros de crédito. Já os demais (86,5% ou 92%) poderão parcelar o saldo da dívida em até dez vezes.

Como fazer a renegociação do Fies? Poderão ser utilizados os dois bancos estatais brasileiros.

Para renegociar com a Caixa Econômica Federal, basta acessar o site da instituição, por meio do site (sifesweb.caixa.gov.br), e verificar se pode ou não pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas.

Após confirmar o enquadramento e simular o parcelamento, os interessados gerarão o boleto para pagamento das mensalidades. Para mais informações, estudantes podem acessar este link ou ligar para o 0800 726 0101.

Já com o Banco do Brasil, a simulação do novo valor poderá ser feita, entre os que tiverem direito à renegociação, via aplicativo de celular, ao acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies.

Assim, poderá verificar se faz parte do público-alvo e escolher entre as opções disponíveis. Além disso, a contratação pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil com as mesmas condições – ou obter mais informações pelo aplicativo, WhatsApp (61) 4004-0001 ou Central de Atendimento, no 0800 729 0001.

 

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções