Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Setor de serviços registra crescimento de 5,8% em Campo Grande, aponta IBGE - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Setor de serviços registra crescimento de 5,8% em Campo Grande, aponta IBGE

No comércio da Capital, houve estabilidade

Por João Paulo Ferreira | 17 março, 2023 - 11:14

O setor de serviços, principal segmento da economia de Campo Grande, registrou crescimento de 5,8% no mês de dezembro de 2022 de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os dados foram compilados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e publicado na edição fevereiro de 2023 do Boletim Econômico de Campo Grande.

No comércio, houve estabilidade. Com os dados de dezembro, a Sidagro estima que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) tenha superado 4,5% no ano de 2022. Estes números se baseiam nos dados das Pesquisas Mensais de Serviços e Comércio do IBGE, e nos dados de arrecadação com ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). A média nacional de crescimento do PIB foi de 2,9%.

“Mais uma vez vemos a importância do varejo para a economia de Campo Grande. Sabemos que o setor em Campo Grande é responsável por mais de 60% do PIB da Capital e 40% do PIB do Estado. Então, as políticas públicas que a Prefeitura de Campo Grande vem realizando no sentido de fomentar a Capital em hub logístico vem ao encontro da sua própria vocação”, explica o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

Outro ponto importante é que o cenário de crescimento econômico se reflete na geração de empregos e na baixa taxa de desocupação. No mês de janeiro foram mais 102 novas vagas com carteira assinada geradas, com destaque para construção civil, indústria e agropecuária. O último dado sobre desemprego divulgado pelo IBGE mostra que Campo Grande fechou 2022 com índice de 3,1% de desocupação, a segunda menor entre as capitais, o que poderia indicar uma situação de pleno emprego.

O pleno emprego é conhecido como o mais alto grau do uso de forças produtivas da economia, principalmente no uso de trabalho. Este processo é possível para uma economia em constante expansão. Este cenário é considerado na macroeconomia quando toda a mão-de-obra, qualificada ou não, pode ser empregada devido ao grande impulso que deixa a economia em equilíbrio. O pleno emprego não é um nível em que o desemprego é nulo, mas que atinja um nível satisfatoriamente baixo.

Para 2023, a Sidagro estima um crescimento do PIB municipal entre 2,0% e 2,5%. Apesar de menor do que o estimado para 2022, o número da capital sul-mato-grossense é bem superior ao 0,85% projetados para o Brasil.

Mais Notícias
Cotidiano

Bombeiros de Campo Grande retornam após missão de resgate no RS

16 maio, 2024

Capital

VÍDEO: Briga entre estudantes deixa jovem ensanguentado em universidade de Campo Grande

16 maio, 2024

Capital

Famílias de Campo Grande se unem em ação social para auxiliar parentes afetados por enchentes no RS

16 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções