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Alunos recebem prêmio após criarem calendário e dicionário indígena

Além disso, eles produziram também, artesanato e grafismo Terena e Kadiwéu

Por Viviane Freitas | 25 outubro, 2022 - 9:45

A Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no Jardim Noroeste em Campo Grande, recebeu o prêmio pela valorização da cultura indígenas, após alunos confeccionarem calendários indígenas das etnias Terena e Kadiwéu, além de um dicionário bilíngue Terena.

A premiação faz parte do Projeto de Ensino de História – Marçal de Souza Tupã’y, promovido pela ANPUH/MS (Associação Nacional de História – Seção Mato Grosso do Sul) pela valorização da cultura indígena.

Os alunos da escola confeccionaram calendários e realizaram dicionário bilíngue Terena, com tradução para a Língua Portuguesa, que resultou no reconhecimento da unidade escolar. Além disso, eles produziram também, artesanato e grafismo Terena e Kadiwéu, confeccionaram brinquedos indígenas assim como cartazes, sobre a vida e a luta de Marçal de Souza.

É muito grande o envolvimento dos alunos, todas as atividades propostas eles abraçaram e realizaram. A escola tem um número significativo de indígenas e por isso é importante desenvolver um projeto voltado para eles, porque se sentem valorizados e respeitados”, contou a diretora-adjunta Marly Lopes Crisostomo.

A escola conta com mais de 1,3 mil alunos, 300 deles indígenas da etnia Terena, que vivem na Aldeia Darci Ribeiro, no mesmo bairro onde fica a unidade. Minha sugestão é irmos até a escola, conversarmos com professores e alunos e mostramos o impacto do trabalho na vizinhança indígena.

 

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