Por João Paulo Ferreira | 19 maio, 2023 - 15:17
A gravação de uma professora de Centro de Educação Infantil Municipal e membro da diretoria do SIMTED (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados) chocou a população douradense nesta quinta-feira (18). O áudio circulou em grupos de Whats App e chamou atenção porque o Sindicato está articulando um movimento grevista para a próxima semana.
Num dos trechos da gravação a dirigente sindical é enfática. “Vai virar um caos, mas é esse o plano”. Ela fala isso porque no planejamento dos sindicalistas a idéia é burlai a lei para evitar reposição de aulas, prejudicando os alunos e descumprindo normas da Educação.
A dirigente diz: “Não repõe, não repõe (as aulas perdidas). Eu sou do maternal 1 e você é do maternal 2. Na semana que eu estou na greve eu faço meu planejamento e a gente já combina antes que é você que vai ficar com minha turma. Sim, é desgastante, é. Vai juntar turma, vai pro parque, sei lá eu”.
A mensagem, sem meio termos, de uma professora para a outra ignora completamente a Lei Complementar 118, artigo 32, inciso VII, que veda “cometer a outrem o desempenho de cargos que lhe competir”, ou seja, o professor não pode se ausentar e transferir a responsabilidade para o outro, ignorando o registro oficial de presença e afetando diretamente as crianças com aulas improvisadas.
A dona de casa, J.T.S. é mãe de uma aluna na escola na Escola Municipal Etalívio Penzo e ficou preocupada com o posicionamento da dirigente do Sindicato, que também é professora de Centro de Educação Infantil. “É no mínimo um absurdo uma professora falar isso. É um total desrespeito com nossos filhos (…). Isso mostra que não estão preocupados com as crianças e sim com seus interesses”, pontuou.
Sindicância
Depois que tomou conhecimento do áudio sobre um plano que aparentemente visa burlar regras a fim de evitar necessidade de reposição de aulas, a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) abriu uma sindicância para apurar os fatos. Com a sindicância a intenção é apurar, administrativamente, todo conteúdo narrado na gravação.
A SEMED já oficiou todos os diretores de escolas e coordenadores de Centros de Educação Infantil para monitorar a situação. A Prefeitura de Dourados não vai permitir, ou tolerar, em hipótese alguma, que os alunos da Rede Municipal sejam prejudicados por qualquer que seja o motivo.
CONFIRA O ÁUDIO:
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções